A iniciativa foi lançada, propositadamente, no dia em que se celebra o Dia Internacional da Educação, dia 24 de janeiro, e a divulgação do vencedor está agendada para 26 de março, dia do livro português. “Duas datas muito interessantes às quais se pretende associar este Prémio de Literatura Infantil”, referiu o Pró-reitor para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais, Guilherme Pereira, na cerimónia de lançamento decorrida no IE. O responsável realçou ainda a relevância do projeto, demonstrativo da vontade da Universidade do Minho (UMinho) de se aproximar dos seus alumni e das empresas da região, uma vez que a Betweien é uma spin-off da Universidade com 11 anos de atividade na área da conceção, desenvolvimento e implementação de projetos educativos com foco na inovação na educação.
O Prémio procura promover o gosto e o interesse dos mais novos pela leitura, apoiando, simultaneamente, uma instituição. A sessão de lançamento desta primeira edição coincidiu com a abertura das candidaturas, que decorrem até 24 de fevereiro, apenas para instituições portuguesas com o estatuto de associação. “Pessoas a nível individual também podem concorrer, têm é de o fazer em colaboração com uma Associação”, explicou o diretor-geral da Betweien e alumni da UMinho, Narciso Moreira.
A Betweien é uma empresa que trabalha na área da capacitação, na área das edições, área da produção e a área Betweien+ (projeto desenvolvido com artistas nacionais). Este novo projeto surge como uma forma de “valorizar o que as instituições fazem”, referiu o diretor-geral da Betweien, sublinhando que têm um papel fundamental naquilo que é o desenvolvimento local e nas responsabilidades a nível societal, “defendem causas e acabam por ser elementos fundamentais para muitos dos nossos valores sociais continuarem a ser perpetuados, é por isso que queremos premiar as Associações”, apontou.
Sobre o prémio a atribuir, os 500 exemplares do livro a ser editado em conjunto, o responsável expôs que, “a Associação poderá fazer do prémio o que intender, disponibilizar de forma gratuita para disseminação da sua causa ou vendê-lo e angariar receita para a sua causa”.
Os critérios de candidatura e avaliação foram elencados pela diretora de desenvolvimento e comunicação da Betweien, Helena Costa. Há duas formas de candidatura: uma causa ou propósito, considerado válido para ser retratado num livro infantil, ficando neste caso a criação/produção da história a cargo da Betweien; ou uma narrativa/conto com base numa causa, considerada válida para ser retratada num livro infantil. O propósito passa por analisar o conteúdo pela sua "expressividade", “assertividade/adequação”, “desenvolvimento literário/pessoal, “qualidade”, “originalidade e “mensagem pedagógica”, elucidou a diretora.
Todas as informações, detalhes e formulário de inscrição estão em betweien.com/premioliteraturainfantil.
Texto: Ana Marques
Foto: Nuno Gonçalves