Sede SASUM (1)
Academia, 26.01.2023 às 15:45
Plano de atividades e orçamento dos SASUM para 2023 aprovado por maioria no Conselho Geral
A apresentação do documento esteve a cargo da nova Administradora dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), Alexandra Seixas, que revelou, entre outras coisas, que os Serviços terão em 2023, um orçamento global de mais de 8 milhões de euros e estarão focados, sobretudo, em racionalizar e rentabilizar recursos.

O documento já tinha sido aprovado no Senado antes da chegada da nova Administradora, faltando a sua apreciação pelo Conselho Geral, o que aconteceu na reunião do Conselho Geral do passado dia 20 de janeiro, no final da qual foi aprovado por maioria, com a abstenção dos conselheiros que representam os estudantes e Paulo Sampaio. 

Para 2023, os SASUM apresentaram um orçamento de 8 431 938 €, um aumento relativamente ao ano anterior de 768 513 €. Como ficou evidenciado, as receitas provenientes do Orçamento do Estado (OE) aumentaram face a 2022, em cerca de 160 mil euros, mas a transferência feita pela Universidade do Minho (UMinho) diminuiu em 150 mil euros. Algo que foi muito criticado, principalmente pelos conselheiros que representam os estudantes. “Os SASUM continuam a padecer de uma política de subfinanciamento”, referiu Duarte Lopes, interrogando ainda os estudantes, como podem os SASUM voltar a ter a mesma capacidade financeira e capacidade de ação de 2019 perante esta postura da Universidade, “a falta de financiamento dos SASUM está a bloquear algumas situações do dia a dia”, declarou Rui Oliveira. 

Em resposta, o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, afirmou que “nada do que se passa nos SASUM é indiferente à UMinho e nada do que se passa na UMinho é indiferente aos SASUM”, apontando que a Universidade estará sempre para apoiar os SASUM em todas as situações. 

Na sua apresentação, Alexandra Seixas transmitiu prever-se, para 2023, um aumento das receitas próprias dos SASUM no valor de 721.000 euros, e em termos globais, o aumento do orçamento, relativamente ao ano de 2022, deverá ser de 768.000 euros. 

Sendo o orçamento de 2023 um compromisso da instituição, a Administradora dos SASUM revelou ainda alguns dos riscos a que poderá estar sujeito, evidenciando o impacto que a inflação poderá ter em determinadas áreas dos Serviços como, gastos com eletricidade, gás, produtos alimentares e aumento de serviços, nomeadamente, limpeza, manutenção e gastos com equipamentos, matérias-primas, entre outros, ao que se junta ainda o acréscimo nas remunerações aprovadas no OE para 2023, isto após aprovado o Orçamento na UMinho. 

A responsável dos SASUM indicou ainda que, dando continuidade ao mote de prosseguir oportunidades de inovação e de modernização, os Serviços definiram quatro objetivos estratégicos, cujo cariz plurianual associa o ano de 2023 a um conjunto de contribuições tendo em vista o alcançar pleno daqueles objetivos, nomeadamente, explorar a tecnologia, neste aspeto terá prioridade a transformação digital, os serviços personalizados e a proximidade ao utente. “Estando em curso várias iniciativas como a desmaterialização e otimização de processos internos, a criação de um novo portal e de uma ‘App’ onde serão disponibilizados novos serviços”, referiu. Na área alimentar será disponibilizada a compra de senhas de cantina e refeições takeaway, a área do apoio social terá disponível online as candidaturas ao Fundo de Apoio Social, a gestão do processo de alojamento, o agendamento de consultas médicas, bem como das candidaturas de Colaboração de Estudantes para atividades da UMinho. Na área do desporto, o novo site vai integrar o portal UMinho Sports e terá implementado o sistema de gestão de senhas para as atividades desportivas.

O segundo objetivo, reformular a gestão e reforçar a proximidade, pretende revisitar modelos logísticos associados à atividade desenvolvida pelos SASUM, "repensar modelos de gestão e implementar programas de formação, orientados para as necessidades individuais, nomeadamente, a formação profissional em contexto de trabalho", expôs.

Na vertente da sustentabilidade e projetos de impacto, destacou a redução da pegada carbónica dos Serviços, como, por exemplo, dar prioridade à escolha de materiais recicláveis e de um reduzido impacto no ambiente, a promoção da reciclagem e a venda de resíduos alimentares, promover a reciclagem e a economia circular, e, consequentemente, reduzir o desperdício, estabelecer parcerias para os excedentes de produtos alimentares e dar continuação ao programa FISU Healthy Campus, tudo isto no intuito de "melhorar o desempenho ambiental, social e económico da Organização", apontou.

No objetivo da diversificação de serviços e preparação de novos investimentos, destacou a criação de uma nova unidade alimentar no Campus de Couros, o alargamento da oferta de serviços médicos com a realização de várias parcerias, a criação de novas ementas no Departamento Alimentar com vista à promoção de hábitos alimentares mais saudáveis, destacando-se ainda o envolvimento na construção das novas residências universitárias no âmbito do PRR e a realização de ações de solidariedade e responsabilidade social. 

Assumindo a vontade de promover uma grande proximidade com os estudantes, e em particular com a Associação Académica, Alexandra Seixas garantiu que, questões como as alterações de preços serão sempre olhadas em conjunto com a Associação, “O meu compromisso vai ser de muita proximidade”, disse. 

A Adminsitradora dos SASUM anunciou ainda que está a ser desenvolvido e deverá estar concluído até final de fevereiro, um Plano de Ação Estratégica para os SASUM, o qual será depois enviado ao Reitor para apreciação. 

Texto: Ana Marques 

Foto: Nuno Gonçalves 

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