O Prémio de Literatura Infantil é um concurso coorganizado entre a Betweien Edições e o Instituto de Educação da Universidade do Minho (IE), por iniciativa da Betweien, visando premiar e publicar contos originais, de caráter infantil, associados à causa de uma instituição. A organização vencedora terá direito à edição gratuita de 500 exemplares do livro.
A apresentação do documento esteve a cargo da nova Administradora dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), Alexandra Seixas, que revelou, entre outras coisas, que os Serviços terão em 2023, um orçamento global de mais de 8 milhões de euros e estarão focados, sobretudo, em racionalizar e rentabilizar recursos.
O professor Miguel Bandeira toma posse esta sexta-feira, dia 27 de janeiro, como pró-reitor para o Desenvolvimento Sustentável e o Planeamento dos Campi da Universidade do Minho. A cerimónia é pelas 17h00, no salão nobre da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga, sendo presidida pelo reitor, Rui Vieira de Castro.
O Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho, em Braga, acolhe hoje - Dia Internacional da Educação -, às 14h30, o lançamento do Prémio de Literatura Infantil Betweien Edições. O novo concurso vai desafiar as associações portuguesas a apresentarem uma causa ou narrativa que possa ser retratada num conto original infantil, o qual será depois publicado em livro.
A Universidade de Maynooth, na Irlanda, junta-se agora à Aliança Arqus no seu esforço de construção de uma Universidade Europeia orientada para o futuro, aberta, integrada e focada na investigação, com vista à construção de uma excelência transformadora com e para todos. Como membro da Arqus, a Universidade do Minho saúda este alargamento do grupo e espera que a nossa academia possa vir desenvolver um trabalho proveitoso com o novo parceiro.
Neste evento, que decorre no espaço B-Lounge da Biblioteca Geral do campus de Gualtar, em Braga, no próximo dia 30 de janeiro, serão apresentados e discutidos os resultados do Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da UMinho (ObservatoriUM). O seminário contará com a presença e participação dos elementos do ObservatoriUM, da Fundação José Neves e do Observatório do Percurso dos Estudantes da Universidade de Aveiro.
A Universidade do Minho realizou a 8.ª Race Party – Festival de Dinâmica de Mecanismos, a maior do género da Península Ibérica contou com 20 participantes de Engenharia Biomédica em competições de minicarros, em provas de design, provas de rapidez, provas surpresa e desafio aos campeões. A Race Party consiste no projeto e construção de um minicarro do tipo dragster, para acionado por uma mola, percorrer cinco metros o mais rápido possível.
No passado dia 7 de janeiro, decorreu a Tomada de Posse dos dirigentes eleitos para os Órgãos Sociais da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) para o mandato de 2023. A cerimónia decorreu no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, no Largo do Paço, em Braga.
Alexandra Seixas é, por nomeação do reitor da Universidade do Minho (UMinho), a nova administradora dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM). O Despacho RT-101/2022, de 14 de dezembro, atesta a escolha para a sucessão de António Paisana no cargo.