PROGRAMA DE MENTORIA_IMG
Academia, 02.11.2022 às 11:52
SASUM criaram “Programa de Mentoria” nas Residências Universitárias
O Departamento de Apoio Social dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (DAS-SASUM) levou a cabo, este ano, pela primeira vez, o Programa de Mentoria nas Residências Universitárias, no intuito de promover um melhor acolhimento e integração dos novos estudantes/residentes.

Concretizado pela primeira vez este ano, será, tal como referiu o responsável do DAS, Carlos Almeida, “um projeto que terá sequência e será melhorado continuamente nos próximos anos, enquanto ação integrante do plano de acolhimento que queremos desenvolver a partir do momento em que o estudante dá entrada na residência universitária pela primeira vez”.

O Programa visou, assim, a melhoria dos procedimentos de acolhimento e integração dos novos estudantes, tendo como objetivos principais, a promoção da inclusão dos estudantes provenientes de outras regiões nacionais e internacionais, na residência universitária, na Universidade e nas cidades de acolhimento, bem como a prevenção do insucesso e abandono escolares e ainda a criação de um ambiente de comunidade próximo e solidário. A ação contou com a colaboração das Comissões de Residentes, que se afirmaram como uma mais-valia na orientação e apoio à execução do Programa.

Empenhados em fazer com que todos se sintam em casa – seguros, confortáveis e sempre bem-vindos durante a estadia nas residências universitárias - os SASUM começaram por elaborar um Manual de Apoio com todas as informações necessárias a todos os interessados em participar no Programa. Recolhidas as inscrições de mentores e mentorados, o processo foi formalizado através de reuniões entre as partes envolvidas em cada uma das residências.

Aberto a mentores (estudante residente que guia os mentorados no seu acolhimento e integração) e mentorados (o estudante que se encontra em processo de acolhimento e integração), sempre com supervisionamento dos SASUM, os desafios lançados são, segundo Carlos Almeida, “facilitar o processo de integração e promover partilha entre pares, oriundos de diversos lugares do país e do mundo, com diferentes culturas e costumes, ou seja, proporcionar experiências e vivências enriquecedoras”.

Além disso, foi corporizado um dia especial de “Acolhimento nas Residências Universitárias”, o qual decorreu a 28 de setembro, visando dar as boas-vindas aos novos residentes, durante o qual foram realizadas algumas atividades de partilha e interação entre os estudantes alojados nas residências universitárias, em Braga e em Guimarães. Entre elas, a sessão de entrega do kit de boas-vindas, a realização de atividades desportivas e um jantar nas cantinas universitárias.

Ao longo do ano letivo, serão feitas várias reuniões de acompanhamento, entre os SASUM e os mentores, bem como um acompanhamento ao grupo de mentorados.

Fonte: SASUM

Arquivo de 2022