Imagem WhatsApp 2022-11-23 às 23.16.10
Academia, 24.11.2022 às 12:00
Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres
A Universidade do Minho assinala, esta sexta-feira, 25 de novembro, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, dinamizando ou associando-se a um conjunto de atividades que sensibilizam para as várias formas de agressão contra as mulheres.

Neste contexto, este ano, a Universidade adere à campanha Internacional “Orange the World / Pinte o Mundo de Laranja: acabe com a violência contra as mulheres e raparigas”, promovida pelo Secretário Geral das Nações Unidas. Esta é uma ação global que visa promover a sensibilização e partilhar conhecimento sobre as várias formas de violência contra as mulheres. São 16 dias de ativismo, deste 25 de novembro até ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, a 10 de dezembro, em que o mundo se une em torno desta causa. 

Em associação com a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, o edifício da Reitoria exibirá uma faixa negra de luto e as unidades orgânicas da UMinho desenvolverão atividades temáticas: conferências, momentos de reflexão e ativismo. A AAUMinho tem também um conjunto de ações programadas, no âmbito da campanha "A Cor da Luta", que têm início hoje, dia 24, no campus de Azurém de manhã e no campus de Gualtar durante a tarde. Pelas 21h30, em Gualtar, realizar-se-á também uma vigília em memória das vítimas de feminicídio, com momentos de homenagem, contando com a presença e performance do Grupo de Poesia da UMinho. 

No âmbito do seu Plano para a Igualdade de Género (IGUM) e em articulação com a Estratégia Institucional para a Prevenção do Assédio, a UMinho tem vindo a trabalhar com a sua comunidade no desenvolvimento de medidas contra a violência baseada no género, bem como em mecanismos de denúncia para situações relacionadas com discriminação de género e assédio sexual.

Fonte: GCI

Arquivo de 2022