Decorrida na sala de atos do edifício do ICS, a sessão solene contou com as intervenções da presidente do ICS, Paula Remoaldo, e do vice-reitor para a Investigação e Inovação da UMinho, Eugénio Campos Ferreira.
“Decidimos antecipar ações para compreendermos melhor as alterações climáticas e como podemos ajudar a mitigá-las. O contributo das Ciências Sociais não pode ser descurado nesta importante matéria que nos atinge a todos, e que nos vai acompanhar por muito tempo, na vida académica e pessoal”, começou por dizer Paula Remoaldo. Salientando que as alterações climáticas estão no centro da ação do Instituto, pelo que durante o ano letivo decorrerão diversas atividades nesse âmbito, sendo que o balanço será feito a 7 de junho de 2023.
Neste sentido, a presidente do ICS anunciou que está a ser preparado o lançamento de um curso não conferente de grau em “Aprofundamento em Sustentabilidade Ambiental e Gestão de Risco”. Uma das quatro formações anunciadas no âmbito da Aliança de Pós-Graduação da UMinho - Competências para o Futuro: Competências transversais em comunicação, Paleografia e Diplomática e História e Património do Minho.
A sessão comemorativa serviu ainda para apresentar o Concurso de Expressão Cultural e Artística do ICS, que já tem calendário definido, e será apresentado brevemente.
Eugénio Campos Ferreira relembrou que o ICS esteve na génese da UMinho, assinalando os contributos “significativos” da Unidade Orgânica para o projeto da Universidade. “O ICS é um fator de grande impacto da Universidade na sociedade, na economia, na região e no país”, disse.
Apontando os desafios do ICS, o vice-reitor para a Investigação e Inovação indicou, a nível da oferta educativa, a redução da procura devido à crise demográfica, a procura de novos públicos, a educação ao longo da vida através da UMinho Education Alliance, a formação de docentes, a investigação, para a qual deve ser feito um reforço da atividade científica, lembrando que no próximo ano está prevista a avaliação dos centros de investigação.
A cerimónia prestou ainda homenagem ao docente recém-aposentado Albertino Gonçalves, e distinguiu o estudante da licenciatura em História, Fábio Santos, com o Prémio Almedina e Francisco Paiva como Voluntário do Ano.
Texto: Ana Marques
Fotos: Nuno Gonçalves