Esta foi a 14.ª edição da START POINT Summit - Feira de Emprego, Empreendedorismo e Formação da Universidade do Minho (UMinho), um evento que é já uma “marca” e uma “prioridade da AAUMinho”, referiu o seu presidente Duarte Lopes, salientando a importância da iniciativa face aos problemas de emprego com que os jovens se deparam, “isto é a AAUMinho a apresentar-se como uma forma de solução. É uma postura que nos marca, a AAUMinho quer sempre fazer parte da solução, apontando também aqueles que acha que são os problemas”, disse.
A Feira procura ser uma ligação ao mercado de trabalho, direcionada, sobretudo, para aqueles que estão a terminar o seu percurso académico, mas é também, e cada vez mais, direcionada aos que iniciam o seu percurso académico, podendo ser uma mais-valia nas opções e caminhos a seguir para que os estudantes alcancem os seus objetivos académicos e profissionais com sucesso.
“É um evento que no nosso entender é essencial na emancipação dos nossos estudantes e serve, sobretudo, para mostrar que a AAUMInho está presente no percurso dos estudantes que representa desde o primeiro momento até ao fim”, afirmou Duarte Lopes.
Diana Sousa foi uma das participantes na feira. Ex-aluna da UMinho de Engenharia Biomédica, disse estar à “procura de possíveis trabalhos ou estágios”. Realçando a importância da iniciativa, afirmou esperar sair da feira com “algumas perspetivas de trabalho”.
Também Daniela Silva andou a conhecer a iniciativa. A estudante de Ciência Política veio em representação do núcleo de estudantes do curso, indicando ser “muito interessante para os estudantes participarem, têm aqui imensas oportunidades”. Sublinhando ainda que a feira é “um encontro com o mundo do trabalho”, não só na busca de informação, mas também no sentido do recrutamento, “há aqui alguns stands que estão mesmo a recrutar, é muito interessante, principalmente para os alunos que já estejam em mestrado ou à procura de emprego”, declarou.
A iniciativa esteve alicerçada em três vertentes: começando pela formação, numa lógica de preparação dos estudantes para aquilo que deverá ser uma formação complementar à formação académica (desenvolvimento de skills transversais), integrado no programa de aceleração de carreiras; o empreendedorismo, no sentido de proporcionar não só saídas aos estudantes, mas também dar-lhe oportunidade de fazerem o seu próprio caminho, de criar a sua própria oportunidade, destacando-se aqui, a Startup Your Point - Programa de Pré-Aceleração de Ideias, uma espécie de concurso que premiou as melhores ideias; a outra vertente é a inserção profissional, sendo o momento central do evento a Summit, que este ano contou com cerca de 70 empresas que trouxeram cerca de 600 ofertas de recrutamento e estágio.
Martin Diogo, aluno do 1.º ano de Ciências da Comunicação, veio à feira apenas para ver e conhecer, afirmando estar a achar “muito interessante”, mesmo não tendo encontrado nenhuma empresa direcionada, especificamente, para a comunicação, “todas as empresas têm mostrado a necessidade da comunicação nas suas organizações. Penso que há uma evolução, as empresas, pequenas ou grandes, vêm dando cada vez mais importância à sua comunicação”, expôs.
Ao longo dos dois dias, os participantes puderam ainda assistir a conferências, speed interviews, workshops, momentos de reflexão e momentos de networking com as empresas presentes.
Texto: Ana Marques
Foto: Nuno Gonçalves