DJ Luís Marinho
Academia, 18.10.2022
Receção ao Caloiro 2022
O evento organizado pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMInho) decorreu entre 11 e 15 de outubro, em Guimarães, dando as boas-vindas aos novos alunos da Universidade do Minho (UMinho). Foram cinco dias de festa, muita animação, tradição e momentos memoráveis!

A Receção ao Caloiro é um evento recreativo, cultural e social, que acontece, como é tradição, no início de cada ano académico. 

O evento iniciou-se dia 11, como é tradição, com as “Serenatas Velhas”, momento que aconteceu no centro histórico de Guimarães. Trajados a rigor, os académicos percorreram algumas das ruas mais emblemáticas da cidade, juntamente com o grupo de fados da AAUMinho, "Sina", evocando a tradição e cultura académica minhota e marcando o início das festividades. Após o percurso, o Largo da Oliveira passou a ser o palco para o grupo cultural. O momento emocionou os alunos e comunidade local presente, enquanto o silêncio reinou e o Fado triunfou. 

Na quarta-feira foi dia de Latada. Como é costume, as principais ruas da cidade encheram-se de cor, sons e animação. Os novos alunos de cada curso, recém-chegados à UMinho, desfilaram, juntamente com os colegas de anos mais avançados. Cada curso inspirou-se em determinado tema académico ou social, e realizou a sua apresentação a um júri que incluiu o presidente da AAUMinho, Duarte Lopes. O evento, que durou toda a tarde, uniu a comunidade local à académica.

Já à noite, o Multiusos de Guimarães passou a ser o ponto de encontro para milhares de pessoas, estudantes e público em geral, quecelebraram a música portuguesa. Ivandro estreou o recinto e levou todos “à Lua”. Seguiu-se a Rosinha que entoou vários dos seus temas mais conhecidos, e, com a sua boa disposição, levou os estudantes ao êxtase. A noite terminou com a sempre apreciada atuação dos Kalhambeke, os quais tiveram, também, a responsabilidade de anunciar os vencedores da Latada. O pódio ficou composto por Gestão de Sistemas de Informação em primeiro, seguido por Biologia Aplicada e Sociologia. Proteção Civil e Gestão do Território, Contabilidade e Engenharia Aeroespacial receberam a menção honrosa. A boa disposição permaneceu no recinto até ao nascer do sol. Acompanhados pelo G-Soul, o público recordou vários hits e dançou até ao apagar das luzes. 

A noite de quinta-feira foi dedicada aos Grupos Culturais da UMinho e à grande tradição académica que mantêm viva. Tun’Obebes, Afonsina, Azeituna, Tun’ao Minho, Literatuna, Augustuna, Gatuna, Tuna de Medicina da Universidade do Minho (TMUM), Tuna Universitária do Minho (TUM) e Opum Dei, foram os grupos que pisaram o palco. Cada um com as suas caraterísticas únicas, reforçaram a presença da cultura minhota na Receção ao Caloiro.

A seguir, Joint One tomou conta do palco. O cantor, natural do Porto, entoou os seus temas, em conjunto com o recinto. No final, aconselhou os estudantes minhotos para que “pensem e apostem no futuro”.

O DJ Luís Marinho, presença mais que habitual nos Bares Académicos da UMinho e nas atividades da Associação Académica, revivendo vários hits nacionais e internacionais. 

Sexta-feira foi noite de casa “lotada”. Com os bilhetes geral e diário esgotados, os fãs começaram a formar filas antes do recinto abrir.

Na noite em que hip-hop foi o protagonista, o primeiro a entrar em palco foi o vencedor do concurso de DJs da AAUMinho - DJ@UM. O DJ Luís Afonso demonstrou o porquê de ter vencido esta edição. De seguida, decorreu a fase final do UMPlugged, o concurso de bandas. Wildchains e The Silent Box disputaram o título de vencedores. O resultado será posteriormente revelado.

Com o recinto já lotado, foi a vez de X-Tense levar a multidão à loucura. O rapper cantou vários hits, juntamente com os milhares de académicos. Com “Yolanda”, “Narcos” e “P de Pablito”, o Multiusos chegou à euforia máxima. A animação foi tanta que X-Tense regressou ao palco para cantar “Dama e Vagabundo”, ao mesmo tempo que as vozes do público ecoavam.

Pelas duas da manhã, foi a vez de Bispo “incendiar” o Multiusos de Guimarães. O músico entrou para o palco através do público para sentir o “calor” dos presentes. Depois de mais de uma hora de um concerto iluminado pelas milhares de lanternas de telemóvel e por um coro de vozes a cantar com o cantor, o mesmo reforçou a “gratidão por esse amor”.

Calema e TT assinalaram o desfecho memorável da Receção ao Caloiro. O último dia de concertos iniciou-se com a despedida de G-Soul, o DJ residente da festividade.

Já passava da meia-noite, quando os irmãos Calema subiram ao palco. A dupla cantou temas reconhecidos por todo o recinto, tais como “A Nossa Vez” e “Te Amo”. A cantora Soraia Ramos surpreendeu a banda e o público presente e apareceu em palco.

Os ritmos viciantes e dançantes mantiveram-se no Multiusos, com o grande regresso de TT aos palcos, pela comemoração dos 15 anos de carreira. Com “Lady, Deixa-te Levar” e “Vem Cá”, a multidão foi à loucura, enquanto entoava os temas em conjunto com o cantor. Com uma receção acolhedora, Tiago Teixeira revelou estar “muito grato por fazer aquilo que eu gosto”. TT aconselhou os estudantes a “abraçarem o que aí vem” e a “acreditarem nos seus sonhos”. A noite terminou animada com a presença do DJ Luís Marinho. 

Após quatro dias de concertos e cinco dias de muita folia e espírito académico. Mais uma vez, a Receção ao Caloiro da Academia Minhota uniu a Tradição à diversão!

Fonte: AAUM

Fotos: AAUM

 

Arquivo de 2022