O processo de acolhimento organizado pela instituição visou facilitar o primeiro contacto destes novos estudantes na UMinho. A primeira sessão decorrida na quinta-feira foi direcionada aos estudantes internacionais. Já a receção aos estudantes de mobilidade no primeiro semestre deste ano letivo aconteceu na sexta-feira.
Os estudantes internacionais foram recebidos com sessões breves de boas-vindas da parte da Reitoria e Associação Académica (AAUMinho), posteriormente, no hall do CPII, e, num contexto informal, foram disponibilizados espaços, num formato de feira/stand, onde puderam conhecer algumas valências e iniciativas da UMinho, como os Serviços de Apoio às Atividades de Educação, os Serviços dos Sistemas de Informação e Comunicações, os Serviços de Documentação e Bibliotecas, os Serviços de Ação Social, o programa Tutorias por Pares, a AAUMinho e o curso de Português Língua Estrangeira - BabeliUM. “A ideia é, num primeiro contacto, que as suas dúvidas principais, neste momento, possam ficar esclarecidas, mas que aqui se construa um princípio de um caminho em que eles sintam que é natural estarem na Universidade, que é natural fazerem perguntas, que encontrarem aqui os seus caminhos, e saberem onde podem procurá-los”, referiu o Pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa.
Foram 87 os estudantes internacionais que chegaram à UMinho neste ano letivo. O Brasil lidera como o país que mais estudantes faz chegar à UMinho, seguido de Cabo Verde, Angola, Costa Rica, Guiné-Bissau, Ucrânia, Bielorrússia, China e Federação da Rússia.
Os estudantes de intercâmbio foram 251, oriundos de 25 países, como Espanha, Itália, Brasil, França, Alemanha, Arménia, Japão, Jordânia, República Dominicana ou Uruguai, entre outros. À sua espera tinham um “Welcome Day” que iniciou com breves intervenções da vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares, e da diretora do Serviço de Apoio à Internacionalização, Ana Esteves, bem como a apresentação de algumas valências e iniciativas da UMinho. A sessão visou fornecendo-lhes toda a informação relevante de forma a facilitar a sua estada e o processo de integração.
Durante a tarde, estes estudantes partiram à descoberta do campus, uma iniciativa que contou com a colaboração da AAUMinho e da European Students Network - Minho.
Aprender a língua portuguesa, aprender mais sobre a cultura do país, conhecer pessoas novas e o país, ter novas experiências, viajar, aproveitar a boa comida e divertir-se são alguns dos desejos dos estudantes que estarão cá neste primeiro semestre. “Contamos que a escolha pela UMinho tenha sido a primeira escolha, e, pelas caras contentes que vimos, pensamos que estão muito satisfeitos pela escolha que fizeram”, assinalou Ana Esteves.
Texto: Ana Marques
Fotos: Nuno Gonçalves