Com um cartaz cem por cento nacional, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) trouxe de volta oito dias de grande festa para os estudantes da academia, bem como à restante comunidade que fez parte da euforia minhota.
Numa semana em que o calor e o bom tempo imperaram, ajudando ao sucesso do evento no seu regresso após dois anos em que a pandemia inviabilizou a sua realização, o recinto contou, em todas as noites, com casa cheia. “Esta edição superou as expectativas iniciais”, referiu o presidente da AAUMinho, Duarte Lopes. Sublinhando que após estes dois anos de paragem, “tínhamos expectativas elevadas relativamente à adesão, contudo, algumas das noites surpreenderam pela positiva. Nesta edição houve uma aposta no cartaz onde tentamos trazer diferentes géneros de música e de artistas, o que agradou à maioria do público. Julgo que a aposta na zona da alimentação e também das diversões foi um fator importante e que acrescentou mais valor ao evento”.
O arranque da grande festa dos estudantes da Universidade do Minho (UMinho) aconteceu com o tradicional Velório da Gata e a Serenata, que este ano decorreu no Largo da Sé. As noites seguintes, no Gatódromo, contaram com grandes nomes do panorama musical nacional que fizeram do Enterro da Gata 2022, um grande sucesso!
Em jeito de balanço, o representante máximo dos estudantes patenteou que “é um balanço muito positivo, era o evento mais aguardado pela comunidade estudantil e julgo que um forte indicativo do sucesso da atividade foi a adesão diária no Gatódromo”.
Ao longo da semana, nomes como Braga Profjam, Lond3r Johny e Benji Price, Chico da Tina e da dupla David & Miguel, Quim Barreiros e Kalhambeke, Deejay Telio, Supa Squad e drag queen Favela Lacroix, Diogo Piçarra e Plutónio, bem alguns grupos culturais da UMinho e o habitual Quim das Remisturas, e ainda Cassete Pirata e Luís Severo fizeram as delícias de todos os que não quiseram perder o regresso do Enterro da Gata.
Casa cheia todas as noites, alegria, animação e muita euforia foram os principais atributos da festa académica dos estudantes da UMinho mais desejada de sempre. Um dos dias mais marcantes foi sem dúvida a quarta-feira, dia 11 de maio, que trouxe de volta às ruas de Braga, o Cortejo Académico.
Composto por cinquenta e cinco cursos, dezenas de carros alegóricos e milhares de estudantes que deram “asas” à folia, e, numa demonstração de amor ao curso, exibiram as suas melhores performances no itinerário que percorreu as várias artérias do centro da cidade e terminou no final da Avenida Central, onde se apresentaram à tribuna, que tinha como um dos membros, o presidente da AAUMinho, Duarte Lopes.
Após uma tarde vibrante, com muita animação, onde se entoaram cantos, deixaram-se pedidos, fizeram-se exigências e exibiram-se mensagens … o grande vencedor do cortejo de 2022 foi anunciado à noite, no Gatódromo, pelo tio Quim Barreiros. Marketing foi o grande vencedor, em segundo lugar ficou Medicina e Gestão em terceiro. Geologia e Línguas Aplicadas receberam a menção honrosa.
Foi desta forma que decorreu mais uma edição das monumentais festas do Enterro da Gata, onde os estudantes do Minho se reuniram para celebrar antes da entrada na reta final do ano letivo.
Sobre o feedback da comunidade estudantil e já a pensar no futuro, Duarte Lopes disse que “foi positivo. Claro que existem sempre áreas e aspetos a melhorar em próximas edições, como é normal, mas diria que as prioridades são tentar aumentar os dias com concertos exteriores, algo que terá de ser trabalhado com a Câmara Municipal de Braga no sentido de alargar o horário do licenciamento emitido”, concluiu.
Redação
Fotos: AAUM