IMG_3859
Academia, 02.05.2022 às 15:18
Dádivas de Sangue na UMinho somaram quase 300 Dadores Inscritos!
Campanha decorreu a 4, 5 e 6 de abril, em Gualtar e Azurém.

A Universidade do Minho (UMinho) foi palco, uma vez mais, da Campanha de Dádivas de Sangue e Recolha de Sangue para Análise de Medula, que decorreu nos passados dias 4, 5 e 6 de abril, nos campi de Gualtar e Azurém. 

Promovida pela Associação Académica (AAUMinho) com o apoio dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), em cooperação com o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) e o Centro de Histocompatibilidade da Região Norte, a Campanha de solidariedade conquistou o apoio da comunidade académica que não faltou à chamada, resultando em quase três centenas de Dadores Inscritos, realçando-se o facto de 137 deles serem dadores novos, pessoas que pela primeira vez fizeram a sua dádiva de sangue. 

Nos dois primeiros dias, a iniciativa decorreu no Complexo Desportivo de Gualtar, enquanto o último dia decorreu na sede da AAUMinho, em Azurém. Uns pela primeira vez, outros porque já adquiriram o hábito da doação, foram muitos os que não quiseram deixar passar esta oportunidade de exercer o seu dever cívico de fazer bem a alguém e poder contribuir para salvar vidas. 

As Dádivas de Sangue são uma “bandeira” há muito erguida pela UMinho, a primeira vez que se realizaram foi em 1999 e não mais pararam. Uma missão social que visa ajudar na criação de hábitos de doação, na manutenção desses hábitos e criação de doadores para o futuro, contribuindo assim para o aumento das reservas de sangue no nosso país. 

Em comunicado, a AAUMinho patenteou o seu contentamento e gratidão aos estudantes da Academia Minhota que participaram na atividade de cariz social e voluntário, afirmando que: “A Universidade do Minho não é apenas um local de estudo, mas uma instituição que apoia e incentiva causas de solidariedade”.

Fonte: SASUM

Arquivo de 2022