A apresentação foi feita em conferência de imprensa, no Café-Concerto RUM by Mavy.
O tema teve como justificação o facto de os estudantes do Ensino Superior estarem fartos das sucessivas promessas feitas e não cumpridas. “A Gata está farta das mesmas não soluções”, referiu o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), Duarte Lopes, que fez referência aos temas de 2018, “A gata quer casa”, e 2019, “A gata quer compromisso com o Ensino Superior”, sublinhando que “os problemas são os mesmos”, nomeadamente a nível do alojamento, ação social e propinas.
Como é tradição, as festividades arrancam na sexta-feira, 6 de maio, com o velório da gata, que fará o percurso desde a Estação de Comboios de Braga até ao Largo do Paço, ao que se segue a Serenata, que este ano será no Largo da Sé.
A abertura do recinto está agendada para sábado, 7 de maio, com Braga Profjam, Lond3r Johny e Benji Price. No domingo, a noite é dedicada aos grupos culturais da Universidade do Minho e vai contar ainda com a atuação de Quim das Remisturas.
Na segunda-feira o palco é do Chico da Tina e da dupla David & Miguel, e no dia seguinte é a habitual noite RUM, com Cassete Pirata e Luís Severo a animarem o recinto. Na quarta-feira, dia do cortejo, sobem ao palco Quim Barreiros e Kalhambeke, bem como a atuação da Azeituna, que celebra 30 anos de existência. Dia 12, o palco será de Deejay Tell, Supa Squad e drag queen Favela Lacroix, e na sexta-feira, Diogo Piçarra e Plutónio encerram a semana.
Na primeira fase de venda, o custo do passe geral é de 40 euros. Os ingressos podem ser adquiridos, entre 26 de abril e 2 de maio, no Complexo Pedagógico II do Campus de Gualtar, na Escola de Medicina e no Edifício dos Congregados, em Braga, na nave do Campus de Azurém e no Teatro Jordão, em Guimarães. Os bilhetes diários já estão à venda, com os preços a variarem entre os 7 e os 15 euros.
Cartaz do evento em: https://enterrodagata.pt/
Texto: redaçao