As férias desportivas designadas de Gata na Praia surgiram em 2002, e é uma das maiores atividades do ano para os estudantes minhotos, marcada pela realização de atividades desportivas na praia, diversão e amizade entre todos os participantes. Divididos por equipas mistas de quatro rapazes e quatro raparigas, os 224 participantes foram desafiados, diariamente, a participar em competições desportivas, tais como voleibol de praia, andebol de praia, futebol de praia e jogos sem fronteiras. A componente desportiva é relevada pelos membros responsáveis pela coordenação do evento, no sentido da fomentação crescente de uma cultura de participação e competição por parte dos participantes. Ao desafio desportivo juntou-se o desafio recreativo. Todas as noites foram organizadas festas temáticas, entre as quais a Noite do Pijama, a Noite Azeiteira, a Noite Desportiva, a Noite Anos 90 e 00 e a Noite Branca.
O warm up coletivo começava na praia com a animação de Xana Fernandes e acabava precisamente à noite, nas festas temáticas. As músicas eram escolhidas conforme os hits de sucesso do momento, para serem também um fio condutor para o espírito da noite.
Uma das participantes foi Laura Afonso (estudante da Licenciatura em Gestão), que afirmou que a Gata na Praia “é um mundo paralelo onde a festa dá saúde e o sol é a energia”. Resumindo a semana a “histórias infindáveis e pessoas inesquecíveis … a melhor semana da nossa vida!”.
Luís Venâncio (alumni da Licenciatura em Educação Básica), foi outro dos participantes que esteve no evento pela primeira vez, afirmando que “foi para mim um enorme orgulho ver um dos eventos mais sonantes do calendário da AAUMinho, a Gata na Praia, voltar”. Com algum receio inicial que o espírito da atividade se tivesse perdido, “no meio de tanto confinamento, temi que as pessoas se tivessem esquecido que o evento existia, temi que o nome da Gata na Praia caísse no esquecimento”, disse. Mas, a chegada ao Algarve e o primeiro dia de diversão contrariaram os temores. “Desde a primeira “Mila” na praia, até ao “Anel de rubi”, o companheirismo das equipas nas derrotas e nas vitórias, e os outfits que tornaram a “Katedral” numa verdadeira Semana da Moda de Portimão, mostraram que o espírito continua bem vivo”. Agora sim, posso afirmar com toda a certeza que a Gata na Praia é a melhor atividade da AAUMinho. Espero voltar”, declarou.
As atividades na praia durante o dia visaram a diversão, mas a competição não foi esquecida e todas as equipas davam o seu máximo para conseguir o melhor resultado possível e estar no topo da classificação que lhe daria o título de “Vencedor da Gata na Praia 2022”. Numa competição muito renhida até ao fim, o grande vencedor deste ano foi anunciado no passado dia 20, no Bar Académico em Braga, sagrando vencedora a equipa “1Coríntios7:9” que terminou com 228 pontos na classificação geral. Em segundo lugar ficou a equipa “Fragata na Praia” com 225 pontos, e o terceiro lugar foi ocupado pela equipa “Binda pah Festa” com 221 pontos.
Duarte Lopes, Presidente da AAUMinho, fez um balanço “bastante positivo” da atividade, confessando que inicialmente estavam apreensivos em virtude do interregno face à pandemia COVID-19, “havia uma tradição que passava de geração para geração e tínhamos receio que não acontecesse”, disse. Salientando que “felizmente, não só tivemos a felicidade de ter um espírito único e que tradicionalmente carateriza a Gata na Praia, como também tivemos a oportunidade de quebrar algumas das rotinas menos positivas do passado”. Apesar de a participação ter ficado aquém das expectativas, a qual foi justificada pela “incerteza por parte da realização do evento e o desconhecimento da atividade por parte das gerações mais novas”. O dirigente máximo dos estudantes afirmou que, “certamente que os participantes levam uma experiência para a vida e a AAUMinho fará parte dela, o que para nós, organização, nos deixa com espírito de missão cumprido”, concluiu.
Também Filipa Cunha, vice-presidente do Departamento Desportivo da AAUMinho, se mostrou bastante satisfeita com a atividade. Declarando que “não poderíamos ter retomado o evento de melhor forma”, sublinhando que “foi, sem dúvida, muito gratificante ver a Gata na Praia voltar a “ganhar vida” e proporcionar a todos os participantes uma semana onde a vivência académica e o espírito de equipa foram os protagonistas”. Acrescentando que “foi notável a participação ativa (e animação) das múltiplas equipas, tanto nas diversas atividades desportivas como nas tradicionais noites temáticas que se seguiram. Estou certa que os estudantes do Minho levam consigo uma experiência memorável e um desejo saudoso de regressar a Portimão”, garantiu.
Texto: Redação