No Dia Mundial da Atividade Física as iniciativas incluíram a realização da Corrida pela Saúde e Mega-Aulas de Fitness nos dois campi da Universidade do Minho (UMinho). O dia ficou ainda marcado pelo Webinar “Benefícios psicológicos do exercício físico”, organizado e promovido pela Associação de Psicologia da UMinho, o qual foi de acesso aberto e gratuito.
O Dia Mundial da Saúde foi dedicado a avaliações físicas, que decorreram nos dois campi, bem como rastreios de saúde e de nutrição que ocorreram apenas em Gualtar, em parceria com o Núcleo de Estudantes de Medicina da UMinho (NEMUM) e com o apoio da nutricionista Rita Lebreiro.
Sendo que todas as iniciativas foram totalmente gratuitas, muitas foram os interessados em participar entre estudantes, ex-estudantes e trabalhadores da Universidade. Maria Olívia Sá, alumni da UMinho e frequentadora habitual do Complexo Desportivo de Gualtar, aproveitou a oportunidade para fazer os rastreios “soube da iniciativa e, por isso, vim mais cedo para o ginásio e aproveitei para fazer um “check-up” à minha saúde”, disse. Revelando ser algo que queria fazer, “com as coisas aqui organizadas foi mais fácil arranjar disponibilidade”, concluiu.
Quem também não perdeu a oportunidade de saber o estado geral do seu corpo foi Ciaran, estudante de Engenharia Biomédica da UMinho que se dirigiu ao espaço para fazer uma avaliação física ao seu corpo. “Já não o faço há bastante tempo, por isso, achei que seria uma boa oportunidade”, disse.
No posto dos rastreios de saúde esteve Inês Rodrigues, estudantes de Medicina da UMinho que nos expôs que as pessoas procuram, sobretudo, “saber o estado da sua tensão e glicemia, frisando que, no geral, quem por ali tinha passado, “estavam de boa saúde, pelo menos nesses aspetos”, afirmou.
Nas avaliações físicas, a técnica Tatiana Silva, referia-nos que a adesão à iniciativa estava a ser “bastante boa”, com as pessoas a procurarem “fundamentalmente, saber, face à avaliação feita, o que podem melhorar e o que devem fazer em termos de atividade física e a nível da alimentação”.
O objetivo foi, essencialmente, assinalar as efemérides e realçar a importância junto da população, tanto da prática da atividade física como da relevância de cuidar da saúde.
Texto: Ana Marques
Foto: Vitória Andrade