Após 2 anos de paragem devido à COVID-19, a RoboParty está de volta. Este evento de três dias “non-stop” é já reconhecido como o maior evento de robótica educacional em todo o Mundo.
Organizada pela Universidade do Minho (Laboratório de Automação e Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da Escola de Engenharia) e pela botnroll.com, que é uma Spin-Off da Universidade do Minho, este evento pedagógico ensina a construir robôs móveis autónomos de uma forma simples e muito animada, em equipas de 4 pessoas, e num ambiente de entreajuda e muito fair play.
Trata-se de um evento de 3 dias e 2 noites, non-stop, onde os jovens trazem um saco cama e um computador, e passam o tempo a construir e programar um robô com as suas próprias mãos – no final o robô fica para a equipa. Este ano estão inscritas cerca de 100 equipas provenientes dos mais variados pontos de norte a sul do país, o que traduz o sucesso do evento. A faixa etária predominante é entre os 16 e os 17 anos, tendo o participante mais novo 8 anos e o mais experiente 63 anos de vida.
O robô a construir é o Bot’n Roll ONE A, compatível com Arduíno (ver capítulo kit). No início do evento é fornecido a cada equipa um kit robótico em peças do robô ‘Bot’n Roll ONE A’, e durante o evento é lecionada formação em eletrónica e programação que possibilita a construção do robô por cada equipa [montagem mecânica, soldadura e programação], sempre acompanhados e apoiados por cerca de 100 alunos de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores. No final participam em alguns desafios de robótica (ver secção Provas) extremamente divertidos que permitem testar o desempenho do robô, destacando-se a prova de dança que ocorre no Sábado pelas 14h00 e o RoboParty Fun Challenge que ocorre no Sábado de manhã, onde a performance do robô também depende da destreza do seu construtor.
Os professores que acompanham as equipas têm o seu trabalho e dedicação reconhecidos através da acreditação da sua formação de 30 horas, com 1.2 unidades de crédito. Os temas abordados nesta formação são programação em Arduino, montagem de robôs móveis e autónomos, desenho e impressão de peças 3D em ambiente CAD, programação de robôs em Simulador Gráfico.
Importa destacar o envolvimento de cerca de 150 pessoas entre elementos da organização e voluntários, sendo a maior parte deles estudantes do Curso de Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, que trabalham na formação dos participantes, nas tividades lúdicas e desportivas, bem como na complexa logística necessária a este tipo de evento. Também os Serviços de Acão Social da Universidade do Minho participam como voluntários na organização do espaço e das atividades desportivas.
A RoboParty é aberta ao público, com entrada gratuita, entre as 9:00 e as 22:00 na 5ª feira e 6ª feira e entre as 09h00 e 17h00 de Sábado.
O programa do evento está disponível no site oficial em: https://www.roboparty.org/RPGuimaraes/pdfs/Programa_RoboParty_2022.pdf
Fonte: Organização da RoboParty