reitores
Academia, 06.04.2022 às 16:20
Reitores da aliança europeia Arqus assinam plano para a próxima década
A Universidade do Minho participou na II Conferência Anual da Arqus - Aliança Europeia Universitária, que decorreu na Universidade de Pádua (Itália), integrada nas celebrações dos 800 anos desta academia.

O evento decorreu sob a temática "Free to Choose. Fostering Access to Higher Education in European Universities" e contou com mais de 200 participantes, estudantes e profissionais das nove universidades parceiras. 

O programa centrou-se na partilha das atividades e dos resultados do trabalho da aliança e sobre o debate das novas perspetivas abertas pela iniciativa das Universidades Europeias. 

Os Reitores das Universidades parceiras assinaram também vários documentos, nomeadamente a declaração de missão da Arqus para a próxima década. Em síntese, pretende-se consolidar a oferta académica conjunta e a inovação no ensino, aprendizagem e avaliação, aumentando e diversificando a mobilidade para estudantes e trabalhadores e desenvolvendo investigação colaborativa centrada nos desafios societais. No evento foi também apresentado o “ARQUS openness position paper”, que estabelece a visão da aliança em relação à ciência aberta. 

A representação da Universidade do Minho foi liderada pelo Reitor Rui Vieira de Castro e integrou o presidente da Associação Académica, Duarte Lopes, entre outros elementos. 

Financiada pelo Programa Erasmus+ e pelo Programa Horizonte 2020 da UE desde 2018, a Arqus é coordenada pela Universidade de Granada (Espanha) e inclui as universidades de Bergen (Noruega), Graz (Áustria), Leipzig (Alemanha), Lyon (França), Pádua (Itália), Vilnius (Lituânia) e, desde janeiro de 2022, Wroclaw (Polónia) e Minho (Portugal). O site oficial é www.arqus-alliance.eu.

Fonte: GCI

 

Arquivo de 2022