A SOS-Psi nasce para dar resposta e apoio a todos quantos experienciem momentos de crise psicológica, motivada por diferentes fatores pessoais, académicos, relacionais, saúde física, ou violência interpessoal. Os objetivos consistem em oferecer uma intervenção telefónica breve, orientada para a estabilização emocional e comportamental, e promover a mobilização de recursos pessoais e contextuais dirigidos para as soluções imediatas mais apropriadas, que em alguns casos poderá significar o reencaminhamento para outros serviços de intervenção médica ou psicológica.
De segunda a sexta, das 9h às 13h e das 14h às 18h, basta ligar para o 253 144 420 (chamada gratuita) para ser atendido por um dos psicólogos que, em regime pro bono, colaboram com a linha.
Criada pela Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi-UMinho), em articulação com o Centro de Medicina Digital P5, esta linha telefónica conta com a colaboração de especialistas e psicólogos afetos à APsi-UMinho, à Escola de Psicologia e ao Centro de Medicina Digital P5 da Universidade do Minho.
A implementação SOS-Psi esteve a ser preparada nos últimos seis meses por uma equipa da APsi-UMinho. Os profissionais que colaboram nesta linha telefónica receberam formação e treino intensivo em competências de atendimento psicológico em crise, considerando a variedade de problemáticas que podem precipitar um episódio de crise psicológica, estando desta forma preparados para responder às necessidades da comunidade UMinho. Esta linha é supervisionada pela Prof. Eugénia Ribeiro, da Escola de Psicologia da Universidade do Minho.
A saúde mental é fundamental para o bem-estar e segurança da nossa comunidade académica. E é neste sentido que queremos trabalhar e colher frutos. Por isso, se não se sentir bem, se se sentir em estado psicologicamente instável, ligue para a SOS-Psi – 253 144 420.
Fonte: GCI