Realizada pela Empresa Internacional de Certificação (EIC), esta foi a 2.ª auditoria de acompanhamento aos referenciais normativos NP EN ISO 9001:2015 (Sistema de Gestão da Qualidade), NP EN ISO 14001:2015 (Sistema de Gestão Ambiental) com a transição para a NP EN ISO 22000:2018 (Sistema de Gestão da Segurança Alimentar).
A auditoria teve como objetivos: avaliar a conformidade e eficácia do sistema com os critérios da auditoria; avaliar a eficácia do sistema de forma a garantir o cumprimento dos requisitos regulamentares, estatutários, legais e contratuais aplicáveis às atividades da organização (identificação, controlo e verificação da conformidade); avaliar a eficácia do sistema de forma a garantir o cumprimento contínuo com os objetivos definidos e um julgamento da capacidade dos SASUM para providenciar de forma sistemática um produto e/ou um serviço de acordo com os requisitos aplicáveis; e, identificar potenciais áreas de melhoria ao sistema implementado.
Esta abrangeu o processo de gestão política e estratégica, os processos produtivos/core (alimentar, bolsas, alojamento, apoio clínico, desporto e cultura), os processos de suporte (compras, gestão financeira e patrimonial, gestão de infraestruturas, infraestruturas tecnológicas, gestão de recursos humanos, gestão ambiental, gestão da informação e comunicação, gestão de auditorias e gestão de não conformidades) a todas as unidades dos SASUM, sendo de realçar a colaboração, empenho e envolvimento ativo dos responsáveis dos processos, de todos os trabalhadores e do Gabinete da Qualidade e Auditoria, fatores determinantes no alcance dos objetivos da auditoria, que culminou com zero não conformidades e onze oportunidades de melhoria.
O relatório final exarado pelos auditores da empresa EIC, concluiu que o Sistema Integrado de Gestão da Qualidade (qualidade, ambiente e segurança alimentar) dos SASUM, na sua globalidade, se encontra estruturado de acordo com os referenciais normativos que serviram de critério à auditoria e que, segundo os mesmos, as práticas e evidências avaliadas permitiram definir como adequada a metodologia implementada para garantir o providenciar de produtos e serviços de acordo com os requisitos aplicáveis e um adequado controlo, monitorização e gestão do produto e serviço para o cliente. Foi ainda destacado como pontos fortes do sistema, o envolvimento da gestão de topo e responsáveis de cada departamento/processo no Sistema de Gestão; as evidências documentadas associadas à contextualização da organização e partes interessadas relevantes; a elaboração do relatório anual de Sustentabilidade; os prémios e distinções/certificações obtidas; as metodologias de avaliação e qualificação de fornecedores e os projetos de sustentabilidade associados à mobilidade verde.
Fonte: SASUM