Arrancou neste início do ano, nos Campi da Universidade do Minho (UMinho), uma campanha de luta contra o desperdício alimentar que se estenderá ao longo do ano. Promovida pelo Departamento Alimentar dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (DA-SASUM), a iniciativa pretende constituir-se como “um apelo à mudança de atitude perante o desperdício” como referiu a Diretora do DA, Eliana Barros.
Sob o lema “A escolha é tua”, a iniciativa tem como objetivos principais reduzir os desperdícios alimentares produzidos nas cantinas da Universidade, mais especificamente pão e fruta, apelando a que “se não comes…não leves no tabuleiro” e “se levas, podes comer ao almoço ou levar para o lanche”.
Sabendo que na UMinho são geradas, mensalmente, cerca de duas toneladas de resíduos alimentares e que uma parte significativa destes resíduos resulta do desperdício nos tabuleiros, os SASUM lançam à comunidade académica o desafio, “Diz não ao desperdício”.
O apelo é para que cada um leve apenas o que vai consumir, sensibilizando a comunidade académica para as consequências do desperdício alimentar, ou seja, da escolha de produtos alimentares que não são consumidos.
“Nos tempos que vivemos, pensamos que é muito importante transmitir aos jovens a noção e consciencialização das consequências do desperdício”, afirmou a Diretora do DA, alertando que diariamente se vê clientes a levarem o pão ou a fruta, sabendo de antemão que não os comem, “estes produtos ficam, no final da refeição, no tabuleiro e são reencaminhados para o lixo”, disse.
Neste contexto, as questões suscitadas são: Porque os levamos no tabuleiro, afinal? Porque é que não levamos a fruta e o pão para o lanche? Porque não levamos o prato ou o tabuleiro à nossa medida?
“Nas cantinas da UMinho, em casa, ou em qualquer outro lugar, o desperdício alimentar deve ser uma preocupação de todos, no sentido de um ambiente e sociedade mais sustentáveis”, expôs a responsável.
Fonte: SASUM