João Marco Silva, Vítor Fonte e António Sousa, professores da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e investigadores do HASLab/INESC TEC, venceram o Prémio de Inovação IN3+, por um projeto que poderá facilitar o acesso de cidadãos em todo o mundo a um documento de identificação.
O protocolo UMinho Sustentável tem como principais objetivos reforçar a proteção ambiental, promover a economia circular, fomentar a preservação dos recursos naturais e incentivar a transição da comunidade académica para uma economia de baixo carbono.
A sessão tem como orador convidado Hugo Sobral, chefe de gabinete da comissária europeia para a Coesão e Reformas, que vai proferir a palestra “A resposta europeia à crise da covid-19”. Este é um tópico relevante no momento atual, que conduz a uma reflexão sobre a tomada de decisão política no contexto da pandemia com foco na gestão da saúde pública, dos recursos comunitários e na dinamização da economia.
Uma equipa da Universidade do Minho e do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley (EUA) descobriu uma enzima que degrada um dos açúcares mais abundantes na natureza, tendo potencial na produção de biocombustíveis e moléculas com interesse farmacológico.
A quinta edição do Programa Mentorias da Universidade do Minho arrancou ontem ao fim da tarde, através da plataforma online Zoom. A sessão inaugural contou com a intervenção do pró-reitor para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais, Guilherme Pereira. Estiveram ainda presentes estudantes finalistas de diferentes Escolas e Institutos da UMinho, além de alumni com percursos relevantes, com a tarefa de contribuir nos próximos meses para a valorização pessoal e profissional daqueles estudantes.