UMDicas_NG_Qualidade2021 (2)
Academia, 16.12.2021 às 17:52
UMinho promoveu Evento Anual da Qualidade 2021
A Universidade do Minho (UMinho) concretizou, no passado dia 15 de dezembro, a terceira edição do “Evento Anual da Qualidade” (EAQ'2021). Decorrida no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga, a jornada foi dedicada à discussão da implementação do SIGAQ-UM (Sistema Interno de Garantia da Qualidade da Universidade do Minho), especificamente direcionada para os Serviços e Unidades de Serviços da Universidade, da qual resultou a vontade de alargar o leque de Unidades de Serviços com certificados formais de qualidade.

Sendo o objetivo do evento, a partilha de experiências, a discussão e a reflexão sobre os sistemas de gestão da qualidade da Instituição no global e das Unidades de Serviço em particular, o evento contou com a presença do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro e do professor da Escola de Engenharia, Ricardo Machado, e dos convidados, José Morais, CEO na Lexus-Consultores, Diogo Arezes, responsável do Gabinete de Sustentabilidade dos Serviços de Acção Social da UMinho, Carla Lavrador, Diretora da Unidade de Serviços de Gestão Académica da UMinho e Eloy Rodrigues, Diretor de Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho.

Assinalando a “indiscutível relevância” da temática, Rui Vieira de Castro realçou que a reflexão e partilha de experiências devem ser aproveitados para “projeção de novos caminhos de desenvolvimento”. Sublinhando que a Academia conheceu nos últimos anos “saltos qualitativos importantes”, que “têm tido um impacto enorme nos nossos Serviços de apoio ao desenvolvimento da atividade da Universidade”, afirmando que por isso, a reflexão sobre a forma de melhoria da eficácia e eficiência organizacionais no contexto das Unidades de Serviço “é para nós, imperiosa”. Acrescentando que “nunca como hoje, as Unidades de Serviço estiveram tanto no centro da agenda institucional”, pois como indicou “da qualidade destas Unidades depende, em larga medida, a qualidade global da instituição”.

Ricardo Machado frisou a importância de se pensar nos referenciais da qualidade, notando serem “oportunidades para analisar aquilo que é o percurso de eficiência e eficácia das entidades”, oportunidades para refletir sobre a “melhoria contínua interna da instituição”, disse.

Das apresentações exibidas, há a destacar as ideias de desburocratização e simplificação dos processos, da importância das certificações para a melhoria da eficácia e eficiência, monitorização e controlo dos processos, sustentabilidade, digitalização e inclusão.

Texto: Ana Marques

Fotos: Nuno Gonçalves 

 

Arquivo de 2021