A sessão comemorativa decorreu no auditório do Centro Multimédia do IE, onde o presidente realçou um dos grandes problemas com que a unidade orgânica se depara - o envelhecimento do seu corpo docente, expondo que no último ano, 10 docentes aposentaram-se e vários outros deverão fazê-lo num futuro próximo. Mostrando-se preocupado, apontou que um dos maiores desafios da instituição será “rejuvenescer o corpo docente”, isto também porque, um estudo da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, diz que serão necessários mais de 30 mil docentes até 2031 para fazer face às aposentações dos professores, em Portugal, nesse sentido, nos próximos anos, o IE deverá estar preparado para dar resposta a esta carência.
Leandro Almeida revelou ainda que o problema da falta de reforço do corpo de docentes já levou a “alguma contenção na abertura de certos mestrados”, pedindo o “apoio por parte do Governo”, para se conseguir fazer face ao problema. Indicando ser “fundamental” este rejuvenescimento para a estabilidade do projeto do IE.
Sobre a situação financeira do Instituto, as notas não foram animadoras, expondo que a pandemia trouxe consigo menos receitas, o que se deve, principalmente, à redução do montante de propinas dos alunos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que, que segundo este, com a atual situação, “encontram várias adversidades e não conseguem integrar as nossas ofertas educativas, nomeadamente doutoramentos e pós-doutoramentos”, afirmou o presidente.
Apesar de tudo, Eugénio Campos Ferreira disse acreditar num “futuro próspero” do IE, apoiado no que este terá pela frente relativamente ao UMinho Education Allience, em que focará a sua intervenção para os cursos de curta duração, direcionados para a atualização de competências e formação de profissionais para poderem lidar com crianças, jovens e idosos, formação contínua dos docentes e o acompanhamento dos estudantes.
Durante a sessão foi ainda entregue o Prémio Almedina à estudante da licenciatura em Educação Básica, Paula Ribeiro.
Texto: Ana Marques
Foto: Nuno Gonçalves