UMDicas_NG_AnivDireito2021 (50)
Academia, 20.12.2021 às 12:33
Escola de Direito comemorou 28 anos
A Escola de Direito da Universidade do Minho (EDUM) comemorou, no passado dia 16 de dezembro, o seu 28.º aniversário, cerimónia que ficou inevitavelmente marcada pelo minuto de silêncio em homenagem a Benedita Graça Moura, professora auxiliar do Departamento de Ciências Jurídicas Públicas da Escola de Direito, falecida no dia anterior.

A sessão contou com as intervenções da presidente da EDUM, Cristina Dias, e do reitor da Universidade do Minho (UMinho), Rui Vieira de Castro, que notaram a forte dinâmica e qualidade da Escola, a qual reúne duas licenciaturas, dez cursos de mestrado e um curso de doutoramento com duas vertentes, totalizando cerca de 1500 alunos.

A presidente da Escola afirmou que, “temos uma equipa de docentes, trabalhadores técnicos administrativos e de gestão, motivada, dinâmica, virada para o futuro, atenta aos novos problemas da sociedade e que precisa também de melhores condições para trabalhar e assim obter êxito nos seus projetos”, não perdendo a oportunidade de chamar a atenção para os desafios enfrentados pela EDUM, nomeadamente, no que diz respeito à progressão na carreira dos profissionais da Escola. Cristina Dias enalteceu ainda o importante papel que os estudantes da EDUM têm na realização das atividades e promoção da dinâmica da Escola ao longo do ano letivo.

Também o reitor da UMinho destacou que “um bom indicador da qualidade da formação na EDUM, é a natureza dos estudantes que procuram a Academia minhota, qualidade essa que segundo as notas de candidatura exigidas, é crescente”. Sublinhando ainda as diversas iniciativas da Escola em prol de uma formação completa para os seus estudantes, indicando os cursos breves não conferentes de grau, o ensino pós-laboral consistente e o apoio dado à ELSA e à AEDUM.

A cerimónia, que contou com a presença do juiz presidente do Tribunal da Comarca de Braga, João Paulo Dias Ferreira, entre outros convidados de relevo na justiça distrital, fechou com a palestra “Sobre o direito (fundamental) de acesso ao direito e aos tribunais”, apresentada por Jorge Costa, diretor da Direção-Geral da Política de Justiça.

 

Texto: Luís Barros

Foto: Nuno Gonçalves

Arquivo de 2021