Presentes na sessão de inauguração estarão o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, a vice-reitora para a Cultura e Sociedade, Manuela Martins, e o diretor da Casa do Conhecimento da UMinho, José Gabriel Andrade.
Está prevista na cerimónia uma sessão de debate e partilha de experiências que juntará os representes das Casas do Conhecimento, os conselheiros consultivos da CdC, os representantes das Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação da UMinho e o reitor e vice-reitora da UMinho.
Criada há 10 anos, a RCdC tem como objetivo sensibilizar e envolver as comunidades locais em desafios como a participação, aprendizagem, criatividade e experimentação tecnológica, potenciando o desenvolvimento económico-social e o empreendedorismo de base local. Hoje, está presente em 13 espaços: nos campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães); Boticas; Fafe; Montalegre; Paredes de Coura; Trofa; Valongo; Vieira do Minho; Vila Verde; Ponte da Barca e, a título experimental, em Díli (Universidade Nacional de Timor-Leste), e mais recentemente na Universidade de Évora, com quem a UMinho tem vindo a desenvolver o projeto e-Civitas, que visa a expansão inter-regional da RCdC para a região do Alentejo e onde, brevemente, se constituirá a RCdC Alentejo.
Este novo polo a ser inaugurado materializa uma aposta continuada feita pela UMinho que, em 2019, transformou um projeto agregador numa Unidade Cultural, dotando a mesma de mais um espaço (o terceiro em edifícios da UMinho), concretizando assim o desígnio de “abrir o Largo do Paço à comunidade”.
Fonte: GCI