O programa inclui ainda a palestra “Liderar é servir”, pelo presidente da Fundação Bial, Luís Portela. O portuense de 70 anos já teve cargos diretivos na Bial, no Health Cluster Portugal, na Fundação de Serralves e na Cotec Portugal, entre outros, e recebeu 15 distinções em vários países.
Na cerimónia do Dia da EEUM prevê-se ainda a entrega de prémios e diplomas, destacando publicamente membros da sua comunidade e entidades que colaboram com esta Escola. Os momentos musicais ficam a cargo do Trio de Trombones de Alunos da UMinho.
A sessão pode ser acompanhada via streaming em engium.uminho.pt/diadaescola.
A EEUM foi fundada em 1975. É a maior Escola da UMinho, com nove departamentos (Informática, Produção e Sistemas, Eletrónica Industrial, Sistemas de Informação, Engenharia Biológica, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Polímeros e Engenharia Têxtil) e nove centros de investigação (2C2T, Algoritmi, CEB, CMEMS, CTAC, IPC, ISISE, HASLab, METRICs). Conta, atualmente, com 256 docentes de carreira, 143 investigadores doutorados, 508 bolseiros de investigação e 100 técnicos administrativos e de gestão. No último ano letivo integrou 6583 estudantes, distribuídos por uma licenciatura, 13 mestrados integrados, 25 mestrados e 22 doutoramentos. Recebe agora 839 novos alunos no âmbito da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, em Guimarães e Braga.
Fonte: GCI