UMDicas_NG_DiaEngenharia2021 (147)
Academia, 08.10.2021 às 16:30
Ano “desafiante” para a EEUM teve como ponto alto a aprovação do curso de Engenharia Aeroespacial
A novidade foi avançada pelo presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), Pedro Arezes, na cerimónia do 46.º aniversário da unidade orgânica que decorreu no auditório nobre do campus de Azurém, em Guimarães, no passado dia 6 de outubro.

Assinalando as atividades mais relevantes da Escola ao longo deste ano, o presidente da EEUM confirmou que a Universidade do Minho (UMinho) vai mesmo ter um curso de 1.º e 2.º ciclo em Engenharia Aeroespacial, após o senado académico ter “aprovado por unanimidade” a proposta lançada. A proposta será agora submetida à Acreditação de Ciclos de Estudos (A2ES), “levando a bom porto um processo inédito a vários níveis”, referiu. Acrescentando ainda que se tudo correr bem, será possível receber candidaturas para a nova licenciatura e mestrado já em outubro de 2023, uma antecipação em relação ao plano inicial da Escola. Outra das apostas da EEUM, passa pela criação de um curso dedicado à Ciência dos Dados, em conjunto com diversas unidades orgânicas da UMinho, projeto para o qual se prevê o arranque já em 2024. 

Para além destas iniciativas, Pedro Arezes destacou, durante este ano, o “exigente processo de reestruturação dos cursos de mestrado integrado”, o processo de “avaliação de desempenho do pessoal docente e dos trabalhadores técnicos administrativos e de gestão”, bem como a “aprovação do novo regulamento de avaliação de desempenho do pessoal investigador”. Salientou ainda a “intensa atividade” em termos de concursos, bem como o “lançamento da entrega dos diplomas e prémios de reconhecimento da EEUM”, entre outras coisas. 

Sobre os desafios para o futuro, e aproveitando a presença do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, o responsável da maior Escola da academia minhota lembrou a “necessidade” do rejuvenescimento do corpo de recursos humanos da Escola, indicando que “os concursos abertos estão ainda longe das atuais necessidades”. Alertou também para a necessidade de aprovação de um novo regulamento orgânico da unidade orgânica, para a necessidade de agilização dos processos administrativos e da capacidade de decisão em tempo útil, e a necessidade de investimentos nas infraestruturas. 

Destacando o “papel insubstituível” da EEUM na afirmação da Universidade, Rui Vieira de Castro afirmou que “ela é fator principal do impacto que a UMinho tem na sociedade e na economia da nossa região e do país”.  

Assinalando o período difícil pelo qual todos passamos durante este ano e meio de pandemia, declarou que “estamos de alguma forma a terminar um ciclo e a iniciar outro com o regresso pleno ao funcionamento presencial”. 

Neste regresso apontou “armas” ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que afirmou terá “um efeito significativo na concretização da nossa missão”. Revelando que a UMinho reunia a 7 de outubro, com o painel de peritos encarregue de avaliar o dossiê de candidatura ao PRR, que tem em vista a criação de cursos de curta duração direcionados para adultos e jovens. “Estamos convictos que temos uma candidatura forte e se esta vier a ser uma aposta ganha pela UMinho, vai permitir uma transformação expressiva do nosso portefólio de cursos”, disse. Acrescentando que a isto se devem “juntar benefícios na contratação de recursos humanos e também na renovação da nossa infraestrutura física e tecnológica”, respondendo com isto a algumas solicitações de Pedro Arezes. “Esta é de facto uma oportunidade única com a qual as Universidades estão confrontadas e que não dispusemos nestes últimos anos. Não podemos falhar neste processo”, rematou o Reitor. 

Para além desta candidatura, a UMinho está presente em 34 candidaturas no âmbito das agendas mobilizadoras previstas na componente 5 (capitalização e inovação empresarial do PRR) e 3 candidaturas na componente 12 (bioeconomia sustentável). “Estamos também confiantes nos bons resultados destas candidaturas”, declarou.

Texto: Ana Marques 

Foto: Nuno 

 

Arquivo de 2021