O Conselho Geral e a Reitoria da Universidade promovem no dia 10 de setembro, às 10h30, no Anfiteatro A1 do Campus de Gualtar, o Seminário “O Ensino Superior em Portugal: A Experiência das Universidades Portuguesas na Aplicação do RJIES”.
O Seminário conta com a participação de três oradores convidados:
- António Cruz Serra, Reitor da Universidade de Lisboa;
- Nuno Sousa, Presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho;
- Cláudia Sarrico, Perita da OCDE e Professora da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
O Seminário decorre em formato presencial e via streaming: https://youtu.be/H1scZJGJhdM.
Contextualização
Após um período experimental de cinco anos de funcionamento da UMinho no regime fundacional, a lei estabelece que deve ser realizada uma avaliação da experiência.
Coube ao Reitor a preparação do Relatório Preliminar da Avaliação da Aplicação do Regime Fundacional na Universidade do Minho, já remetido ao Senado Académico, ao Conselho de Presidentes das Unidades Orgânicas e ao Conselho Geral da Universidade.
Este Relatório encontra-se disponível, para consulta e recolha de contributos:
- no Portal Académico: https://alunos.uminho.pt/PT/private/Documents/Relatorio_Preliminar_ Avaliacao_Aplicacao_Regime_Fundacional.pdf, para os estudantes;
- na Intranet: https://intranet.uminho.pt/private/SitePages/Home.aspx, para os docentes, investigadores e trabalhadores técnicos administrativos e de gestão.
A realização do ciclo de seminários visa o alargamento do debate sobre esta matéria no âmbito da Universidade, permitindo ao Conselho Geral uma decisão mais sustentada sobre a avaliação da aplicação do regime fundacional na UMinho.
Fonte: GCII