O Curso de Medicina da Universidade do Minho foi estruturado, desde a sua origem, em completa adequação com o processo de Bolonha. Os primeiros 3 anos curriculares conferem o grau de Licenciatura em Ciências Básicas da Medicina e no final dos 6 anos curriculares os alunos obtêm o grau de Mestre, ficando qualificados para o acesso a todas as especialidades médicas disponíveis no espaço europeu.
O novo plano de estudos, o MinhoMD, foi introduzido em 2020/21 com um currículo mais diversificado, personalizado e autónomo - em que os estudantes definem mesmo o seu percurso.
O MinhoMD está desenhado sob o mote “preparar hoje os médicos que o futuro precisa”.
A prática da medicina está a mudar rapidamente e o ensino médico tem de acompanhar essa mudança. Partindo desta constatação e da recolha de contributos alargados de docentes, estudantes e ex‑estudantes, pacientes e cuidadores informais, gestores de instituições de saúde, médicos e outros profissionais de saúde, foi desenhado um plano curricular totalmente inovador.
O objetivo é formar médicos versáteis, multidisciplinares, dotados de elevada capacidade de raciocínio, excelentes comunicadores e com grandes capacidades humanas.
A nossa diferença já era notória pelo foco nas Artes e Humanidades, que têm um espaço relevante na formação dos estudantes. Agora, o MinhoMD inova também nas quatro grandes áreas em que assenta: Ciências Básicas, Ciências Clínicas, Ciências dos Sistemas de Saúde e Humanidades.
Destacamos em particular a inclusão das ciências dos sistemas de saúde, em linha com as recomendações internacionais mais recentes, que traz uma abordagem mais focada na obtenção de ganhos em saúde, nomeadamente na qualidade e na eficiência do sistema.
É dentro destas quatro áreas que encontramos sete linhas de pensamento essenciais em todo o percurso e aprendizagem na Escola de Medicina: Princípios da Medicina; Competências Clínicas; Medicina Preventiva e Saúde Comunitária; Ciências dos Sistemas de Saúde; Tecnologia Aplicada à Medicina; Medicina baseada na Investigação e na Evidência; e Ética, Profissionalismo e Humanidades.
Autor: José Miguel Pêgo
jmpego@med.uminho.pt