Três projetos ligados à Universidade do Minho foram distinguidos esta quarta-feira, dia 21, no âmbito do “Concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde 2021”, com bolsas entre os 500 mil euros e um milhão de euros para os próximos três anos.
A Universidade do Minho acolhe esta semana 140 alunos do ensino secundário de todo o país no âmbito do programa científico “Verão no Campus” (VnC). Os participantes chegam dos distritos de Braga, Bragança, Leiria, Lisboa, Porto, Viana do Castelo e Viseu. Nos laboratórios e nas cidades de Braga e Guimarães vão ter o apoio de 20 monitores e 50 investigadores/professores da UMinho. Esta iniciativa anual assinala a sua 13ª edição e já chegou a 4000 jovens de quatro continentes desde 2009.
A propósito da avaliação da aplicação do regime fundacional na Universidade do Minho, o Conselho Geral e a Reitoria da Universidade promovem no dia 23 de julho, às 10h30, no Anfiteatro A1 do Campus de Gualtar, o Seminário “O Ensino Superior em Portugal: Perspetivas de Desenvolvimento”.
O Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) lançou o livro “Womanart – Mulheres, Artes e Ditadura”, que envolve vinte autores de cinco países. A obra destaca a relação de várias mulheres com a ditadura, como Paula Rego, Maria de Medeiros ou Alice Vieira, e pretende ser um contributo significativo para debater esse período antidemocrático na lusofonia.
Pedro Arezes, presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) e diretor nacional do Programa MIT Portugal, foi convidado a integrar o painel de revisores da NASA para propostas de investigação sobre as missões humanas no espaço. É o único português entre os 60 cientistas de todo o mundo que integram este restrito painel.
O Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho e o Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso (AEPL), em parceria com instituições da Alemanha e do Chipre, desenvolveram uma aplicação digital, em contexto de jogo, para os alunos do 2º e 3º ciclo aprenderem a fluência da leitura e de línguas estrangeiras, como inglês, alemão e grego. O projeto chama-se “GameLet” e conta com 350 mil euros do programa europeu Erasmus+ para o período 2018-21.
A Universidade do Minho (UMinho) coordena mais uma edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico. A 4ª edição desta iniciativa junta 15 instituições de ensino universitário e politécnico que dão continuidade à sua aposta na colaboração e partilha de recursos com vista à formação pedagógica dos seus docentes. O programa decorrerá entre 5 e 16 de julho e propõe 25 sessões de desenvolvimento pedagógico.