ABG2
Academia, 04.06.2021 às 13:53
Proteção civil e ensino superior – breve reflexão
Artigo de opinião – António Bento-Gonçalves, diretor da Licenciatura em Proteção Civil e Gestão do Território, Instituto de Ciências Socias da Universidade do Minho

A necessidade de incorporar mais conhecimento científico e técnico nas estruturas operacionais da Proteção Civil, apostando no ensino, na formação, na cooperação e na comunicação, bem como a urgência reconhecida pelo PNPOT (Programa Nacional da Política do Ordenamento do Território - Lei nº 99/2019 de 5 de setembro) em reforçar e adotar medidas de adaptação às mudanças climáticas, obriga as universidades a terem um papel pró-ativo em todo este processo.

Com efeito, com a desregulação climática, associada às mudanças globais, prevê-se que os eventos extremos (mega incêndios, inundações catastróficas, …) se tornem, gradualmente, na nova “normalidade”, agravando em geral a sua frequência e intensidade”.

Sendo esta uma responsabilidade de todos, uma aposta prioritária na prevenção, alicerçada no ordenamento do território e na educação, permitirá reduzir a ocorrência e as consequências dos acidentes graves e das catástrofes, quer pela adoção de medidas prévias conducentes à redução das vulnerabilidades, quer pelo melhor planeamento das ações, quer ainda, pela melhor preparação, coordenação e cooperação de todos os envolvidos.

Neste sentido, a formação de técnicos superiores, altamente qualificados (licenciados, mestres e doutorados) é imprescindível para que a aposta no planeamento e na preparação, seja uma realidade e que permita, igualmente, melhorar toda a estrutura institucional da proteção civil, ainda muito focada no socorro, pelo que que, sem descurar a sensibilização e a formação, a aposta principal deverá ser no ensino, nos diferentes patamares, desde o ensino básico ao ensino superior.

Esta aposta terá que passar por formar licenciados, mestres e doutores, com competências científicas e técnicas, com um profundo conhecimento do território e das suas dinâmicas e o domínio de ferramentas variadas, que lhes permita assumir cargos que impliquem a gestão e a direção de equipas multidisciplinares, a decisão e a gestão operacional da emergência, mas também estarem preparados na perspetiva da estratégia preventiva e do planeamento.

Departamento de Geografia, CECS, ICS, Universidade do Minho

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9646-156X

bento@geografia.uminho.pt

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