A colaboração entre entidades de diferentes áreas é um fator de sucesso para o desenvolvimento de novos produtos e processos de valor acrescentado.
As colaborações com empresas, especificamente, são da maior importância para as inovações desenvolvidas pelos grupos de investigação chegarem ao mercado e, ultimamente, beneficiarem a sociedade.
Contudo, alguns aspetos devem ser tidos em conta pelos investigadores antes de iniciarem uma nova parceria.
Com base na nossa experiência, aconselhamos a:
1 – Procurar o apoio dos gabinetes de transferência de tecnologia (TT) sempre que pretender participar num projeto em colaboração com empresas.
A TecMinho pode ajudar a ultrapassar algumas barreiras "espinhosas", como a gestão da propriedade intelectual, a exploração dos resultados expectáveis, a monitorização e avaliação do desenvolvimento do projeto.
2 – Encarar o projeto como uma colaboração ao invés de uma simples prestação de serviços.
Ao ter a empresa como um parceiro e não só como cliente, promove-se uma relação e espírito de confiança e entreajuda, benéfico para o desenvolvimento do projeto. Ademais, poderá ainda conduzir a novos projetos e ao estabelecimento de uma relação duradoura.
3 – Garantir uma gestão realista das expectativas.
É importante ser transparente desde o início sobre as capacidades e recursos, incluindo disponibilidade, existentes no grupo de investigação para uma eficiente execução do projeto.
4 – Garantir que existe “Freedom to Operate” (liberdade de operação) antes de propor uma dada solução.
É fundamental garantir que o investigador e respetiva equipa detêm o direito sobre a tecnologia proposta e não existem impedimentos/restrições legais que possam pôr em causa o projeto, assim como tecnologia proprietária detida por terceiros que pode invalidar a solução proposta.
5 – Discutir as questões relacionadas com a Propriedade Intelectual da solução a desenvolver previamente ao início do projeto com o objetivo de evitar problemas no futuro.
Quais os objetivos de cada parceiro, qual a sua capacidade de exploração, como se posicionam perante a valorização dos resultados a médio e longo prazo?
O apoio dos gabinetes de TT poderá ser bastante útil no relacionamento com as empresas. A TecMinho, em específico, auxilia todos os investigadores da Universidade do Minho com o processo de discussão/negociação, montagem de projetos, contratualização de serviços e gestão técnica e financeira dos projetos.
Não hesite em entrar em contacto connosco!
Fonte: TecMinho