Uma equipa da Universidade do Minho vai receber esta quarta-feira o Prémio Arquivo.pt 2021, por ter criado uma plataforma que identifica e estuda as minorias nos jornais online. Paulo Martins, Leandro Costa e José Carlos Ramalho vão ser laureados às 17h15, no Centro de Congressos de Lisboa, na presença do Presidente da República e durante o encerramento do “Encontro Ciência 2021”.
O debate, o primeiro de um ciclo de seis, assinalou como grandes problemas das áreas urbanas, atualmente, a pobreza, a falta de habitação, a mobilidade e inclusão das minorias. Pedro Adão e Silva do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e Isabel Estrada da Universidade do Minho (UMinho) foram os oradores convidados a refletir sobre o presente e futuro do tema.
O Verão no Campus (VnC) está de regresso à Universidade do Minho para aquela que será a sua 13ª edição. Este ano, a iniciativa destinada a jovens do ensino secundário, acontece de 20 a 23 de julho com atividades a decorrer nos campi universitários e nas cidades de Braga e Guimarães.
A cerimónia de entrega das Bolsas de Excelência da Universidade do Minho realiza-se na próxima segunda-feira, dia 21, pelas 17h00, no auditório A1 do campus de Gualtar, em Braga. Vão ser distinguidos 158 estudantes com um diploma e uma bolsa, de valor pecuniário igual ao da propina, o que corresponde a um investimento de cerca de 110 mil euros.
A comissária europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Maryia Gabriel, e o ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, estão esta sexta-feira em Guimarães para conhecer os avanços do Centro de Computação Avançada do Minho (MACC), que vai receber em 2022 o novo supercomputador ecológico Deucalion.
Com vista ao Processo Eleitoral para a Constituição da Comissão de Trabalhadores da Universidade do Minho (CT-UMinho), a Comissão Instaladora promoveu no passado dia 9 de junho, uma sessão de esclarecimento online sobre o ato eleitoral que decorrerá dia 17 de junho, a partir das 8:30, esclarecendo os participantes sobre como será desenvolvido todo o processo e como será feita a votação.
A Universidade do Minho está entre as 600 melhores instituições de ensino superior a nível internacional, segundo o “QS World University Rankings 2022”, um dos mais conceituados e que acaba de ser publicado. Depois de ter integrado pela primeira vez as listas deste ranking na edição de 2018, a UMinho tem registado uma evolução consistente e positiva, encontrando-se já entre as 44% melhores instituições internacionais de ensino superior.
“O desenho universal para a aprendizagem como caminho para a inclusão” é o mote para um evento dedicado à educação inclusiva, desenvolvido em parceria pela Universidade do Minho (UMinho) e a Universidade de Aveiro (UA), que decorre na próxima segunda-feira, dia 14 de junho.