O “Inclui-te” conta com a colaboração das associações académicas de ambas as universidades.
O slogan escolhido - “Inclui-te” - pretende alargar a discussão da temática em toda a comunidade, apelando à colaboração e participação ativa de todos na valorização da inclusão e da diversidade, e não direcionar a discussão apenas para as pessoas com necessidades especiais. O projeto já disponibilizou um mural que pretende ampliar toda a iniciativa e partilhar, de uma forma dinâmica, ideias sobre este tema.
A primeira iniciativa do “Inclui-te” arranca hoje e dá o mote para as celebrações do Dia Nacional da Educação de Surdos que é assinalado a 23 de abril. Assim, esta quarta-feira, dia 21 de abril, acontece um workshop de inscrição obrigatória (que repete no dia seguinte) subordinado ao tema “Caminhos de Silêncio: uma abordagem à comunicação em Língua Gestual Portuguesa (LGP)” têm como finalidade expor alguns elementos e conceitos básicos da LGP, demonstrando alguns exemplos práticos de como interagir com pessoas surdas em diferentes contextos sociais. No dia 23 de abril, Dia Nacional da Educação de Surdos, irá decorrer, a partir das 15h00, uma sessão online que juntará docentes e estudantes das universidades do Minho, Aveiro, Católica e da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
Ao longo do ano serão ainda assinalados o Dia Nacional da Luta Contra a Dor (14 de junho), o Dia da Paralisia Cerebral (20 de outubro) e o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro).
Fonte: GCII