Desde 22 de janeiro, com as regras do novo confinamento, a restauração e, por conseguinte, o Departamento Alimentar dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (DA-SASUM), teve de encerrar a sua atividade.
Os serviços alimentares dos SASUM nunca encerraram por completo, tendo mantido durante estes quase três meses, o serviço de refeições sociais no campus de Gualtar, Stª. Tecla e campus de Azurém, e o serviço de takeaway, mantendo-se “fiel à sua missão”, como nos referiu a Diretora do Departamento Alimentar, Eliana Barros.
Apesar da comunidade académica presente nos campi ser reduzida, a dirigente do DA faz um balanço “positivo, face à situação vivenciada”, assinalando que a comunidade esteve sempre “bastante atenta e recetiva aos serviços que continuaram ao seu dispor”. Durante este confinamento foi ainda aberta a possibilidade de as “pessoas solicitarem o embalamento dos menus do Grill e da Rampa B”, de modo a que os utentes pudessem “adquirir uma refeição quente para consumir em qualquer lugar”, explicou.
A reabertura da restauração em geral iniciou-se pelas esplanadas e com o limite máximo de quatro pessoas. Esta veio permitir também a abertura dos bares dos SASUM, com serviço exclusivo de esplanada, podendo a comunidade contar agora com o serviço de bar no CP1, Bar4, Bar5, Bar de Engenharia II, Bar de Arquitetura, Bar do Auditório e Bar do Centro de Ciência Viva de Guimarães. Estas unidades acrescem às que já se encontram em funcionamento, nomeadamente: Grill e Cantina de Gualtar, Bar do Grill, Bar do CP2, Cantina de Stª Tecla, Snack-Bar dos Congregados, Rampa B e Bar de Engenharia I.
Segundo Eliana Barros, na próxima fase de desconfinamento, a 19 de abril, “serão abertos o Restaurante Panorâmico de Gualtar e o Grill de Azurém”. Assinalando que a data marcará também a reabertura das Universidades, afirmou que os serviços de alimentação estão “prontos para receber a comunidade académica nas suas unidades”.
Durante este confinamento, o DA procedeu a um reforço das medidas de segurança no âmbito da COVID-19, indicando a Diretora que “as medidas de segurança estão alinhadas com as orientações emanadas pelas autoridades competentes nesta matéria”. Acrescentando ainda que as pessoas não devem ter receio de vir às unidades alimentares, dado que são cumpridos “todos os requisitos necessários para garantir a segurança dos utentes que escolhem as unidades alimentares dos SASUM”.
Texto: Ana Marques
Foto: Nuno Gonçalves