Escola de Psicologia da UMinho
Academia, 12.04.2021 às 18:29
Escola de Psicologia aspira a uma maior autonomia
O caminho começou a ser traçado no passado dia 9 de abril, com a assinatura do memorando de entendimento com a UMinho, com vista à realização de um contrato-programa, que se validado pelo Conselho Geral, “catalisará o desenvolvimento da Escola para os próximos anos”, afirmou o presidente da instituição, Miguel Gonçalves.

A data marcou também o 12.º aniversário da Escola de Psicologia (EPsi).

O contrato-programa prevê assim, tal como aconteceu com a Escola de Medicina, dar mais autonomia e capacidade de gestão à unidade orgânica, permitindo “avaliar os níveis de responsabilidade e autonomia de gestão de cada unidade orgânica”, tornando “mais explícitos os contributos e os benefícios que em cada momento correspondem a cada uma das nossas unidades orgânicas”, apontou o Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro. 

Sobre a EPsi, o responsável máximo da Academia realçou que esta é uma Escola “com uma oferta educativa reconhecida, dotada de grande qualidade, atrativa, com uma atividade de investigação também ela altamente reconhecida, e com formas muito produtivas de interação com a sociedade”, sublinhando que não quer dizer que não se confronte com “bloqueios”. 

Foi, segundo Rui Vieira de Castro, na identificação desses bloqueios e na procura de respostas que surge a celebração do memorando de entendimento. Revelando que para si, os contratos-programa são um “instrumento que pode permitir evoluir desde logo para um modelo organizacional mais congruente com a complexidade e diversidade da Universidade”. Acrescentando ainda que este visa “garantir condições num mundo que é muito instável, de uma maior estabilidade e, sobretudo, previsibilidade”, procurando-se “olhares mais estratégicos sobre o futuro da unidade orgânica e da própria universidade”, disse. 

O presidente da EPsi vê com “entusiasmo” a transformação recente da Escola ao nível do ensino, com o fim dos mestrados integrados e a aprovação com sucesso pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) de uma licenciatura e seis cursos de mestrado. “Encaro-o como uma oportunidade de reafirmação da nossa instituição como unidade de ensino de excelência”, disse. Sobre a investigação, apontou ser preciso “repensar a estratégia”, visto que em 2020, a Escola teve um único projeto financiado, apontando a necessidade de serem apresentados “projetos competitivos” às diversas entidades financiadoras, já com o pensamento na união com outras universidades. 

UNorte.pt dá novo passo, agora na área da Psicologia

A data serviu também para um aprofundamento na cooperação entre a UMinho, a Universidade do Porto e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, desta vez na área da Psicologia. Por via do Consórcio UNorte.pt, pretende-se potenciar ainda mais a área da Psicologia na região, de forma a conseguir maior credibilidade e impacto a nível nacional e internacional. Esta será concretizada através da criação de novas circunstâncias, novos contextos que potenciem a colaboração e mobilidade de docentes e estudantes, das atividades de investigação e da criação e implementação de cursos e formações especializadas, bem como na procura de financiamento.

Texto: Ana Marques 

Foto: Nuno Gonçalves 

Arquivo de 2021