Decorrida no Largo do Paço, em Braga, o momento marcou “um novo ciclo que se abre”, referiu Luís Valente de Oliveira, neste que foi um dos últimos atos públicos como presidente do Conselho Geral da academia minhota. Agradecendo a todos os empossados a dedicação à “sua casa”, lembrou que se devem sentir como ele próprio “honrado” por fazer o seu “turno de colaboração na UMinho”.
Referindo-se à UMinho como uma Universidade “especial”, destacou que esta soube, desde o seu nascimento, “estabelecer laços de cooperação com o tecido social e económico onde se insere, soube ganhar a confiança, soube ser respeitada por aquilo que faz”. Apontando que o futuro vai trazer muitos “desafios”, afirmou que “vamos ter de puxar pela imaginação para conseguir afirmar aquilo que a Universidade conseguiu fazer ao longo destas décadas”.
Durante o próximo mês, o primeiro trabalho dos membros agora empossados, será completar a composição do Conselho Geral, cooptando os restantes seis membros externos. “Têm a via aberta para escolher pessoas de confiança”, disse Luís Valente de Oliveira. Estes deverão tomar posse até ao dia 18 de maio, sendo um deles escolhido entre os pares para presidir a este órgão colegial máximo de governo e de decisão estratégica da Universidade.
Assinalando também o “início de um novo ciclo na UMinho”, João Álvaro Carvalho, fez um balanço positivo do processo eleitoral, salientando a “elevada participação da comunidade académica e particularmente por parte dos estudantes”. O responsável pediu que tão rapidamente quanto possível, “haja alguma reflexão sobre o processo eleitoral” que permita produzir ajustes e melhoramentos nos “regulamentos existentes”.
Os doze representantes dos professores e investigadores empossados foram: Tiago Miranda, Luís Amaral, Tiago Silva, Ana João Rodrigues, Patrícia Maciel, Sandra Paiva, Cláudia Pascoal, João Cardoso Rosas, Luís António Santos, Delfina Gomes, Joana Arantes e Paulo Sampaio. Em representação dos estudantes foram Rui Oliveira, André Teixeira, Ricardo Lopes e Ana Margarida Gonçalves. Para representante do pessoal técnico, administrativo e de gestão, foi Victor Soares.
Texto: Ana Marques
Foto: Nuno Gonçalves