Oito dos rostos são da Universidade do Minho, provenientes das Escolas de Educação, de Direito, de Engenharia, de Medicina e de Psicologia e do Instituto de Ciências Sociais. São as neurocientistas Ana João Rodrigues e Luísa Pinto, a psicóloga do desenvolvimento Carla Martins, as engenheiras biomédicas Diana Priscila Pires e Joana Cabral, a arqueóloga Manuela Martins, a investigadora na área da educação Maria Assunção Flores e a jurista Patrícia Jerónimo.
Esta publicação é uma forma de homenagem às cientistas, que representam quase metade do total de investigadores em Portugal e cujo trabalho tem sido fulcral no progresso da ciência e da tecnologia das últimas décadas. Por outro lado, contribui para a afirmação do conhecimento, além de sensibilizar e inspirar a sociedade.
O livro “Mulheres na Ciência” já teve volumes em 2016 e em 2019, incluindo outras investigadoras da UMinho, como Alexandra Marques, Ana Paula Marques, Anabela Carvalho, Cláudia Pascoal, Graça Simões de Carvalho, Helena Machado, Manuela E. Gomes, Margarida Fernandes, Maria Isabel Veiga, Maria Manuel Oliveira ou antigas alunas e ex-investigadoras desta academia, como Alexandra Silva, Isabel Ferreira, Isabel Rocha, Maria Inês Almeida e Rita Duarte.
Fonte: GCII