Concluída a formação em “Inglês serviço de restaurante/bar”, que teve como objetivo capacitar os elementos da equipa do Departamento Alimentar de conhecimentos que permitam uma interação básica com os clientes em língua inglesa, são visíveis os níveis de satisfação dos participantes. Américo Jorge, trabalhador afeto ao Bar 5, no campus de Gualtar, mostrou-se bastante motivado, referindo que “em termos profissionais foi muito útil. Na nossa função é importante ter conhecimentos de inglês, pois interagimos com muitas pessoas de outros países, temos de saber para nos apresentarmos e servirmos o cliente”. A opinião foi partilhada por Maria do Carmo, trabalhadora da cantina de Gualtar, que realçou a utilidade da formação: “foi uma mais-valia para nós”, afirmou.
A aposta na iniciativa pretendeu, sobretudo, reforçar as competências dos trabalhadores enquanto vigora o Estado de Emergência e, consequentemente, há uma redução muito significativa da atividade dos SASUM. Por esse motivo, os SASUM entenderam promover “um plano de formação para reforçar as competências e os conhecimentos dos trabalhadores, reconhecendo o momento particularmente difícil, procurando contribuir também para a sua valorização pessoal”, apontou Carlos Almeida, do Departamento de Apoio ao Administrador.
Semanalmente, às quintas-feiras, decorrem as sessões de valorização pessoal, ministradas por docentes da UMinho. Nestas sessões, os participantes são chamados a refletir e debater sobre temas da atualidade. As mais recentes sessões abordaram os temas das desigualdades de género e do ensino à distância e segurança na internet. Os trabalhadores, que têm mantido uma atitude muito participativa nestas sessões, sublinharam a pertinência dos assuntos, revelando interesse em explorar outras temáticas.
A semana fechou com o arranque da formação em primeiros socorros, que decorrerá nas próximas duas semanas.
Às terças e sextas-feiras, nos intervalos das ações de formação, mantém-se a ginástica laboral, dinamizada por Técnicos do Departamento de Desporto e Cultura. Durante um período de 10 minutos, os trabalhadores efetuam exercícios de alongamentos que permitem o aumento de flexibilidade das articulações e relaxamento muscular, como forma de prevenção de problemas causados por lesões musculares relacionadas com o trabalho.
Fonte: SASUM