A cerimónia de abertura contou com as intervenções da Presidente da Escola de Direito da Universidade do Minho, Cristina Dias, do Presidente da Associação de Estudantes de Direito da Universidade do Minho (AEDUM), André Teixeira e da Diretora do Departamento de Debates e Conferências da AEDUM, Ana Rita Fernandes.
“Estou certa que será um evento, tal como os anteriores, com reconhecido sucesso e com grande adesão da comunidade académica e jurídica, em geral”, começou por dizer Cristina Dias, referindo-se ao facto desta 24.ª edição da Semana de Direito, e perante as circunstâncias atuais, ser totalmente digital. Reforçando que o evento “é um excelente contributo do associativismo estudantil para a Escola de Direito, para a UMinho e para a comunidade jurídica, em geral”, o qual abre “as portas do mundo académico à sociedade”, disse.
Para André Teixeira, a Semana de Direito “sempre foi a joia da coroa” dos eventos da AEDUM e o ponto alto das conferências e atividades da Escola, afirmando que “este ano, especialmente, não poderíamos permitir que fosse diferente”, daí ter sido preparada uma edição que refletisse o empenho da AEDUM. “É uma Semana de Direito especial, não a que desejaríamos, mas que nos orgulhamos de apresentar”, afirmou.
Já Ana Rita Fernandes patenteou que a “digitalização” da Semana de Direito “não foi encarada como uma derrota, mas antes como uma oportunidade”, no sentido de chegar a novos públicos, de lançar uma marca que fosse além da academia, alcançando todos os juristas e estudantes nacionais e até internacionais, uma oportunidade de juntar oradores de diferentes áreas e pontos do país, uma oportunidade de fazer diferente e aliar ao habitual, novos modos de partilha de ideias, vendo nesta, também, uma oportunidade de inovar e projetar novas formas que terá de abraçar.
Mais informações em: https://www.facebook.com/AEDUMinho
Programa do evento: https://www.dropbox.com/s/ueizqxroxz7zjo2/Cartaz_SD.pdf?dl=0
Texto: Ana Marques
Foto: Nuno Gonçalves