Face ao agravamento da situação pandémica, com os contágios pelo novo coronavírus a aumentar de dia para dia, tornou-se essencial um reforço dos comportamentos, quer individuais, quer coletivos, de modo a garantir uma maior prevenção da transmissão da Covid-19. Foi neste sentido que os SASUM, através do Departamento de Apoio ao Administrador, levaram a cabo cerca de 20 ações, entre os dias 19 e 20 e entre os dias 25 e 27, em várias das suas unidades alimentares, espaços desportivos e residências universitárias. “As ações de sensibilização visaram alertar e sensibilizar para os procedimentos a realizar por cada trabalhador, em situações de infeção ou de sintomas, bem como a adoção dos procedimentos individuais, como o uso permanente de máscara, desinfeção das mãos e distanciamento, e ainda sobre os comportamentos nos momentos mais críticos, como é o caso das refeições e no momento de fardamento”, referiu Susana Silva da Unidade de Estudos e Projetos.
Os trabalhadores dos SASUM mostraram-se bastante informados sobre os procedimentos a adotar nas mais diversas situações. "Participaram e demonstraram um elevado interesse. O feedback destas ações foi muito positivo”, afirmou Susana Silva.
Para além destes procedimentos, os trabalhadores foram ainda alertados sobre a necessidade de adotarem comportamentos condizentes com as normas em vigor.
Também da parte da Unidade de Estudos e Projetos, Carlos Almeida alertou os trabalhadores de que “não devem facilitar”, nomeadamente “não devem desvalorizar qualquer situação que possa potenciar a propagação do vírus", disse.
Sobre o cumprimento das regras por parte da comunidade académica, o feedback dos trabalhadores não foi o melhor, salientando-se sobretudo, o facto dos alunos muitas vezes não cumprirem as regras de uso de máscara e o distanciamento estipulado, principalmente nos bares (esplanadas) e em alguns casos nas residências. Face a esta situação, a equipa dos SASUM, considerou a necessidade de os alunos colaborarem mais no cumprimento escrupuloso das medidas de proteção, garantido a sua própria segurança, mas também dos restantes membros da comunidade académica.
Fonte: SASUM