Na Residência de Azurém foi reestruturada a rede wireless, na Residência dos Combatentes foi feito um reforço da cobertura de sinal, soluções que vieram resolver “a fraca cobertura do sinal da rede sem fios no interior dos quartos”, afirmou Rui Rebelo, responsável pela Divisão de Sistemas de Informação dos SASUM.
As melhorias na Residência de Azurém deveram-se à dificuldade de penetração do sinal da rede sem fios, provocada pela arquitetura dos edifícios, tendo sido alterada a filosofia de distribuição desse sinal, passando pela alteração da localização física dos pontos de acesso (AP’s) que estavam localizados nos corredores, para dentro dos quartos. “Esta alteração permitiu reduzir os principais obstáculos existentes, nomeadamente, as paredes das residências que possuem WC’s entre o corredor e a zona interna do quarto que obstruía/limitava a propagação do sinal”, explicou o responsável pela Divisão de Sistemas de Informação dos SASUM.
Na Residência dos Combatentes foi reforçado o sinal da rede sem fios, esclarecendo que, neste caso, foi feita a “colocação de mais um ponto de acesso em cada um dos pisos”.
Atualmente, os residentes conseguem aceder à rede de internet em qualquer parte destas residências, sem problemas, “a recetividade que temos dos estudantes relativamente à intervenção feita é extremamente positiva”, afirmou Rui Rebelo, garantindo que a qualidade do serviço de acesso à internet “melhorou significativamente, inclusivamente na experiência de assistir a aulas online”, feedback dado também pelos representantes das comissões de residentes destas Residências.
Nas Residências de Braga também estão identificadas limitações ao nível da cobertura do sinal da rede sem fios. Sendo que, neste caso, “além da alteração da localização física dos pontos de acesso, a intervenção terá que passar pela aquisição de equipamentos ativos de comunicações”, referiu o responsável informático, apontando que “a expectativa é que a reestruturação da rede sem fios nas Residências de Braga possa estar concluída no final do primeiro trimestre de 2021”.
Fonte: SASUM