Residência Combatentes (7)
Academia, 10.02.2021 às 09:49
Residência dos Combatentes foi dotada de um sistema de controlo de acessos automático
Os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) implementaram, recentemente, um sistema de controlo de acessos automático na Residência dos Combatentes, em Guimarães, permitindo, agora, o acesso aos quartos e ao interior da Residência, através da utilização do cartão de estudante ou do smartphone.

O projeto surgiu no âmbito de uma candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA2020), uma das iniciativas incluídas na Operação CO3+ Capacitação Organizacional dos SAS, em conjunto com os Serviços de Acção Social da Universidade do Porto (SASUP) e os Serviços de Acção Social da Univrsidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (SASUTAD), no âmbito do consórcio UNorte.pt. “Este foi um projeto-piloto realizado apenas na Residência dos Combatentes”, referiu Rui Rebelo, responsável pela Divisão de Sistemas de Informação dos SASUM, indicando que “optamos por implementar este sistema primeiro nesta residência, devido à sua dimensão, localização e por ser a única em que não existe vigilância permanente presencial”, disse.

A implementação deste sistema de controlo de acessos automático na Residência “consistiu na substituição das fechaduras dos quartos e da porta da entrada principal, por fechaduras eletrónicas, que permitem o acesso aos quartos e ao interior da Residência Universitária, através da utilização do cartão de estudante, ou através da utilização do smartphone dos estudantes, com recurso à tecnologia Bluetooth e NFC”, explicou Rui Rebelo. Uma mais-valia para os SASUM, no sentido de que resultou na “simplificação de todo o processo de gestão dos acessos à Residência, que anteriormente era feito com chaves, permitindo também, o acesso à informação que é registada no sistema de gestão e que permite elevar o nível de segurança e proteção dos estudantes residentes e dos seus bens”, expôs. Realçando ainda a vantagem, também para os estudantes, de uma “maior comodidade no método de acesso”. 

Fonte: SASUM

Foto: Nuno Gonçalves

Arquivo de 2021