A Universidade do Minho (UMinho) organiza, no próximo dia 27 de novembro, um seminário dedicado ao tema da “Prontidão de Carreira dos Estudantes”. Em tempos muito exigentes, em que a preocupação com a empregabilidade no final dum ciclo de estudos ganha particular relevo, é importante estudar e utilizar evidências para compreender e apoiar os percursos dos estudantes nesse sentido. Este debate decorre no âmbito do sexto seminário organizado pelo Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da UMinho (ObservatoriUM) e conta com a colaboração do Gabinete de Projetos Especiais da UMinho.
No seminário será apresentado e debatido o estudo iniciado este ano sobre a prontidão de carreira dos estudantes de licenciatura e mestrado integrado. Após a apresentação do estudo acontecerá um momento de debate que contará com a participação do professor Robert Gilworth, membro do Conselho Consultivo do ObservatoriUM, Paulo Moura Castro, ex-aluno dai UMinho e Associate Partner da BDO em Portugal e, ainda, de André Gomes, presidente adjunto interno da Associação Académica da UMinho.
Tendo em consideração a situação epidemiológica, o seminário será realizado integralmente em modelo remoto e será transmitido em streaming, no canal YouTube da UMinho.
A abertura dos trabalhos está agendada para as 14h00 e contará com a intervenção de Manuel João Costa, pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica. A apresentação do estudo sobre a prontidão de carreira dos estudantes acontece às 14h10.
Este seminário insere-se no âmbito das atividades do ObservatoriUM que pretendem compreender, difundir e debater o desenvolvimento e os percursos dos estudantes, bem como discutir o papel do ObservatoriUM no suporte a práticas institucionais que favoreçam trajetórias de sucesso académico e de desenvolvimento de carreira em sentido amplo.
Link da transmissão do seminário: https://youtu.be/5TngTLBJTCc
Fonte: GCII