A cerimónia contou com a presença do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e do diretor-geral do Ensino Superior, João Queiroz que destacaram a importância do reconhecimento da excelência académica dos estudantes do ensino superior.
Decorrida no Salão Medieval do Largo do Paço, em Braga, esta edição premiou 137 estudantes com bolsas de estudo por mérito, suportadas integralmente pelo orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, as quais se destinam a distinguir os estudantes que, em cada ano curricular, obtiverem aproveitamento excecional, e abrangem todos os alunos inscritos na UMinho nos ciclos de estudos de licenciatura, mestrado integrado e mestrado. Foram também premiados sete alunos com o prémio de mérito "Caixa Mais Mundo", no valor unitário de 1500 euros, este distinguiu as melhores notas de candidatura no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, no ano letivo 2019/2020.
Apesar das restrições impostas pelo atual momento pandémico, Rui Vieira de Castro defende que estas cerimónias são “dotadas de um grande valor simbólico para a instituição”, uma vez que nelas “reconhecemos a excelência académica dos nossos estudantes”, sublinhando ainda que “entendemos que devemos continuar a fazer da Universidade aquilo que dela é próprio”, mas apelando a todos “que se tornem verdadeiros agentes da saúde pública”.
Os estudantes premiados pertencem a todas as unidades orgânicas da UMinho “o que faz com que esta seja uma celebração transversal à Universidade”, afirmou o reitor da UMinho, assinalando que o que está em causa celebrar “é o esforço e compromisso de cada um com o desenvolvimento de percursos académicos de grande qualidade”, patenteando que estes prémios “também vos criam responsabilidades novas”.
João Queiroz, que passados seis anos está prestes a cessar funções, salientou no seu discurso que os estudantes são o centro do modelo de aprendizagem, afirmando que “durante estes seis anos preocupei-me sempre muito com os estudantes”, destacando o “crescente número de apoios e de estudantes apoiados”, e afirmando que “temos estado a dar apoios significativamente crescentes e isto é uma preocupação do dia a dia do ensino superior em Portugal”.
Segundo este, para além das bolsas de apoio social, existem também bolsas de apoio para a deslocalização dos estudantes para o interior e, desde há 2 anos, bolsas para os alunos com necessidades educativas.
Finalizando, destacou que as bolsas entregues nesta cerimónia, servem para “sublinhar, dignificar e agradecer o vosso esforço, a vossa excelência”.
Aceda a todas as fotos da sessão em: https://www.dicas.sas.uminho.pt/big/academia/2020/bolsas-de-merito-escolar-e-premio-cgd
Texto: Ana Marques
Fotos: Nuno Gonçalves