Está ainda prevista uma cerimónia aos recém-graduados, a entrega de prémios anuais a investigadores, docentes e estudantes, um elogio a figuras da história da EMUM e um protocolo com o Município de Paredes de Coura. O programa inclui também a tomada de posse da presidência da Escola. Para o triénio 2020/2023, Nuno Sousa vai ter como vice-presidentes os professores Jorge Pedrosa, José Miguel Pêgo e Pedro Morgado. Toda a sessão pode ser acompanhada em youtube.com/watch?v=Q-yMuxoREA8.
A EMUM – que até outubro de 2016 se designava Escola de Ciências da Saúde – é uma referência nacional e internacional na área. Na comemoração dos seus 20 anos, implementa um novo currículo com maior flexibilidade e autonomia para os estudantes, com o objetivo de formar "os médicos do futuro". O cluster desta Escola integra o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS/3B’s), o Centro Clínico Académico (2CA Braga), o Centro de Medicina Digital P5 e a Associação Ciência, Inovação e Saúde (B'ACIS).
No seu percurso destaca-se a qualidade e diversidade dos programas académicos, como a parceria com as universidades de Columbia e Thomas Jefferson (EUA); a afirmação da investigação em vários projetos com fundos europeus; a realização de um terço dos ensaios clínicos em Portugal; os inúmeros galardões individuais e coletivos, como o recente Prémio de Criatividade Tecnológica da SPA pelo ventilador pulmonar Atena; os certificados mundiais “Orpheus” pela excelência dos doutoramentos e “Aspire” pelo ensino e pelo envolvimento dos alunos; e o primeiro lugar nacional desde 2008 (ano dos primeiros graduados) nos exames de seriação para a especialidade médica. A identidade da Escola é marcada pela solidariedade e coesão, pela cultura da avaliação e pela transparência e responsabilidade social. Tem o site oficial www.med.uminho.pt.
Fonte: GCII