A cerimónia, com início às 16h45, constitui-se como um dos momentos principais da assembleia-geral do Grupo Compostela de Universidades (GCU) e decorre no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho (UMinho), no Largo do Paço, com transmissão streaming no canal YouTube da UMinho.
O prémio é atribuído ao professor espanhol pela sua “prolífica carreira no estudo da cultura jacobina e da música ligada ao Caminho de Santiago, bem como pela sua relevante contribuição para o projeto de construção dos instrumentos do Pórtico de la Gloria, da catedral da capital galega”. Este galardão, já entregue ao arquiteto Siza Vieira em 2002 e, em 2010, ao Nobel da Paz Mohamed ElBaradei, entre outros, é concedido a personalidades ou entidades que se distinguem pelo seu trabalho na divulgação de projetos internacionais, especialmente relacionados com a promoção de uma educação europeia comum e de preservação do património cultural.
O galardão é composto por uma medalha de ouro comemorativa em forma de concha – imagem do Grupo Compostela, inspirada na simbologia da peregrinação a Santiago de Compostela – e um valor pecuniário. Presencialmente, a acompanhar a cerimónia, para além do galardoado, estarão Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, Antonio López Días, reitor da Universidade de Santiago de Compostela, que estará também em representação da Xunta da Galicia, e Inmaculada Fortanet, vice-presidente do GCU. A sessão conta a atuação de um aluno de mestrado em Música da UMinho que, à guitarra clássica, irá interpretar uma obra de J. S. Bach e uma peça original de Fernando Lapa, autor do hino da UMinho.
Carlos Villanueva Abelairas nasceu em 1949 em Melilla e aos quatro anos de idade a sua família mudou-se para Lugo, na Galiza. Em 1975 licenciou-se em História pela Universidade de Santiago de Compostela, onde é professor desde 1989 e catedrático a partir de 2000. Foi ainda professor convidado nas universidades da Pennsylvania, Oviedo e Granada. As suas principais linhas de investigação centram-se na interpretação de música antiga e instrumentos medievais e, posteriormente, na crítica musical, música espanhola e latino-americana do século XX, música e exilados, bem como música e identidades. As suas publicações relacionadas com os instrumentos do Pórtico de la Gloria da Catedral de Santiago de Compostela são uma referência na musicologia internacional. Carlos Villanueva Abelairas foi ainda co-diretor do projeto de construção dos instrumentos neste espaço, patrocinado pela Fundação Barrié de la Maza e desenvolvido entre 1990 e 1994.
Face às condicionantes impostas pelas regras sanitárias que obrigam a uma diminuição da lotação do Salão Nobre, convida-se toda a comunidade a assistir à cerimónia através do streaming: https://youtu.be/JopUDTUgkUc.
Fonte: GCII