O Programa MIT Portugal nasceu em 2006 e esteve instalado anteriormente no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. O projeto que é desenvolvido em parceria com o MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts, dos Estados Unidos da América, o governo português e várias entidades nacionais, privadas e públicas, está agora centrado em Guimarães, com sede no edifício 1 do campus de Azurém.
“É o reconhecimento do trabalho que é feito pela comunidade académica da UMinho”, destacou Rui Vieira de Castro, frisando que a UMinho se tem vindo a afirmar na área do “investimento científico em projetos de colaboração com empresas”, projetos que muito têm impulsionado “a capacitação do tecido económico”, apontou.
Afirmando o “orgulho” com que viu a instalação da sede do MIT na UMinho, o Reitor testemunhou a sua “naturalidade” com esta escolha, uma vez que existe "uma convergência natural de objetivos".
Na mesma linha, Manuel Heitor realçou que a nova sede do MIT Portugal virá reforçar a já existente rede de “interação das empresas com a comunidade científica”, trazendo ainda mais oportunidades de investigação aos jovens, e permitindo "a criação de mais e melhor emprego com mais ciência", e a “valorização económica e científica". Realçando ainda as “redes de oportunidade” destes programas para os jovens poderem apresentar as suas ideias.
Pedro Arezes refere que a proximidade a este programa é uma mais-valia para a UMinho, apontando uma "maior predisposição a concorrer a projetos e a trabalhar no âmbito do MIT Portugal".
O Programa MIT Portugal tem como objetivo impulsionar ideias inovadoras e projetos de I&D sobre desafios complexos da sociedade e do planeta, alavancando o desenvolvimento e a competitividade económico-social de Portugal. Para o período 2020/2023 aposta em quatro áreas: alterações climáticas, sistemas terrestres (Oceanos e Espaço), transformação digital e cidades sustentáveis, todas elas com abordagens e metodologias ancoradas em ciência de dados.
A próxima Conferência Anual do MIT Portugal ocorre a 15 de outubro, em Lisboa, com oradores de vários países.
Texto: Ana Marques
Foto: Nuno Gonçalves