Programa
Academia, 07.09.2020 às 10:41
Festival “Pint of Science” com cientistas portugueses pelo mundo
O festival anual "Pint of Science Portugal" decorre de 7 a 9 de setembro, sendo pela primeira vez online e com cientistas portugueses espalhados pelo mundo. A iniciativa coorganizada por membros da Universidade do Minho conta nos três dias, das 19h às 23h, em facebook.com/pintofsciencept, com 12 investigadores a apresentarem à vez os seus projetos à sociedade e de modo simples.

Os temas vão abordar, por exemplo, as cores do sol, a importância das cavernas no futuro da humanidade, a falta de comunicação das células da pele ou novas estratégias de transporte de fármacos. Os oradores são Sérgio Batista (Emirados Árabes Unidos), João Silva (Suécia), Catarina Martins Costa (Áustria), Bruno Godinho (EUA), João Pedro Martins (Finlândia), Sara Cordeiro (Irlanda do Norte), Ana Sofia Reboleira (Dinamarca), Maria João Pereira (Brasil), Ana Rita Pinho (Inglaterra), Lia Domingues (França) e Bruno Martins (Noruega). Há mais detalhes em pintofscience.pt. 

A iniciativa quer promover o conhecimento e a discussão científica de forma clara para todos, a partir de conversas informais em bares. Na UMinho, tem o apoio das Escolas de Ciências, de Engenharia e de Medicina, do Centro de Biologia Molecular e Ambiental, do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde e do Grupo 3B’s. No país, conta igualmente com o apoio de membros do Instituto Gulbenkian de Ciência, da Universidade do Porto e do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, entre outros. 

“Pint of Science” é uma associação sem fins lucrativos, cujo conceito nasceu em 2012 por dois neurocientistas do Imperial College (Reino Unido). O festival estreou-se em Portugal em 2018 e, no ano passado, teve sessões em Aveiro, Braga, Bragança, Lisboa e Porto, num total de 114 oradores e 19 bares. Em 2020, face à pandemia, o evento é em formato online, envolvendo 14 países, como Alemanha, Argentina, EUA, Quénia, Rússia e Tailândia.

Fonte: GCII

Arquivo de 2020