UMDicas_NG_PremioCompostela2020 (56)
Academia, 24.09.2020 às 15:37
Carlos Abelairas foi o vencedor do XXIV Prémio Internacional do Grupo Compostela
O músico e musicólogo espanhol e catedrático na Universidade de Santiago de Compostela, Carlos Abelairas, foi o vencedor do XXIV Prémio Internacional do Grupo Compostela - Xunta de Galícia. A cerimónia de entrega aconteceu no passado dia 21 de setembro, na Reitoria da Universidade do Minho, e foi um dos momentos principais da assembleia-geral do Grupo Compostela de Universidades.

O prémio resultou do estudo que Carlos Abelairas dedicou à cultura jacobina e à música ligada ao Caminho de Santiago, bem como pela sua relevante contribuição para o projeto de construção dos instrumentos do Pórtico de la Gloria, da catedral de Santiago de Compostela.

Mostrando-se satisfeito por receber o prémio na UMinho, com quem diz querer "estreitar laços, Carlos Abelairas realçou que a distinção “significa o reconhecimento do estudo do Caminho de Santiago ao longo de uma carreira de cerca de 45 anos”, sublinhando o seu interesse em continuar a participar na sua promoção.

O laureado revelou ainda que a sua equipa, Organistrum, irá "criar um mapa sonoro do Caminho Português para Santiago".

Presente também na cerimónia, o reitor da Universidade de Compostela, António López Díaz, apontou “o longo trajeto de investigação” do premiado, como determinante para a atribuição do prémio.

O reitor, Rui Vieira de Castro, elogiou o galardoado e mostrou-se “orgulhoso” por receber a cerimónia na UMinho, bem como pelo facto de acolher a Assembleia Geral do Grupo Compostela de Universidades.
Apesar de acontecer em moldes diferentes, que se dividiu entre o presencial e o digital, o Reitor considerou que a situação atual não deve ser obstáculo para que "se reconheçam as pessoas cujas carreiras são inspiradoras, como é o caso do professor Carlos Villanueva Abelaira".

O prémio Internacional do Grupo Compostela - Xunta de Galícia já foi entregue a personalidades como Siza Vieira (arquiteto) ou Mohamed Elbaradei (Prémio Nobel da Paz), e é concedido a personalidades ou entidades que se distinguem pelo seu trabalho na divulgação de projetos internacionais, especialmente relacionados com a promoção de uma educação europeia comum e de preservação do património cultural.

Texto: Ana Marques 

Foto: Nuno Gonçalves

Arquivo de 2020