A Sociedade Americana de Ergonomia e Fatores Humanos (HFES) premiou uma equipa das Escolas de Engenharia e de Arquitetura da Universidade do Minho pelo melhor artigo de 2019 na revista Ergonomics in Design, com um sistema que identifica instrumentos cirúrgicos deixados nos pacientes. É a primeira vez que o prémio criado há três décadas distingue portugueses e vai ser atribuído no Congresso Anual da HFES, que decorre de 5 a 9 de outubro a partir de Chicago, nos EUA.
A Universidade do Minho é uma das 22 entidades parceiras da Fundação José Neves (FJN) no âmbito do programa “Income Share Agreement FJN” (ISA FJN). Pioneiro a nível nacional, este programa pretende apoiar o acesso à formação e a aquisição de competências por parte da população portuguesa através da atribuição de 1500 bolsas de estudo correspondentes ao valor da propina.
A Universidade do Minho tem três estudantes que entraram este ano letivo com média de 20 valores. Rui Pedro Oliveira, do Colégio D. Diogo de Sousa (Braga), escolheu Engenharia Informática; Andreia Ferreira, da Secundária Francisco de Holanda (Guimarães), optou por Contabilidade; e Margarida Gonçalves, da Secundária da Póvoa de Lanhoso, vai para Línguas Aplicadas.
A Universidade do Minho (UMinho) recebeu esta segunda-feira, dia 28 de setembro, numa sessão de boas-vindas online, mais de 70 estudantes de mobilidade de vários países do Mundo. A chegada destes estudantes à UMinho deverá acontecer na próxima semana reforçando o contingente de estudantes de outras nacionalidades a passar pela instituição neste ano letivo.
Os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) foram reconhecidos pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) com o selo "Effective CAF User". A distinção, desta feita com dimensão europeia, veio reconhecer o seu processo de implementação do modelo Common Assessment Framework (CAF), após um processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP.
Está a nascer uma ferramenta que alerta o agricultor sobre mudanças climáticas, ajudando-o a otimizar a irrigação das culturas e a antecipar ou adiar colheitas. Chama-se “Climalert” e é coordenada pelo Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Universidade do Minho.
O músico e musicólogo espanhol e catedrático na Universidade de Santiago de Compostela, Carlos Abelairas, foi o vencedor do XXIV Prémio Internacional do Grupo Compostela - Xunta de Galícia. A cerimónia de entrega aconteceu no passado dia 21 de setembro, na Reitoria da Universidade do Minho, e foi um dos momentos principais da assembleia-geral do Grupo Compostela de Universidades.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, esteve no passado dia 21 de setembro, na inauguração da sede do Programa MIT Portugal, momento simbólico que decorreu no campus de Azurém, em Guimarães, e contou com as presenças do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e do diretor do MIT Portugal e presidente da Escola de Engenharia da UMinho, Pedro Arezes.
O Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC) apresenta esta quarta-feira, dia 23, os resultados do projeto “Aprendizagem online em tempos de covid-19: um estudo com alunos do ensino superior”.
A Universidade do Minho lançou um programa de competências transversais que é pioneiro no ensino superior nacional. Chama-se “B-Side – Academia de Soft Skills” e permite complementar a formação dos estudantes, melhorando assim a sua empregabilidade.
Carlos Villanueva Abelairas, músico e musicólogo espanhol e catedrático na Universidade de Santiago de Compostela, recebe esta segunda-feira, dia 21 de setembro, o XXIV Prémio Internacional Grupo Compostela-Xunta de Galicia.